FecharX

Palestra on-line O legado romanesco de Elvira Vigna

Local não informado

Palestra on-line O legado romanesco de Elvira Vigna

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

07/05/20 até 07/05/20

Qui | 13:00


Créditos da imagem: Renato Wrobel
Rogério Faria Tavares, jornalista e presidente da AML
Rogério Faria Tavares, jornalista e presidente da AML

A Academia Mineira de Letras inicia a programação 2020 com palestras on-line inéditas para o público. Gravadas na casa de cada palestrante e postadas no canal do YouTube da instituição, as transmissões permitem o aprofundamento no universo literário, com entretenimento e conhecimento. A primeira palestra será “O legado romanesco de Elvira Vigna", com o jornalista e presidente da AML, Rogério Faria Tavares, disponibilizada no dia 7 de maio, às 11h.


Passados três anos da morte de Elvira Vigna (1947 - 2017), é hora de refletir sobre a contribuição da escritora carioca para a literatura brasileira contemporânea. Autora de dez romances, entre os quais os premiados "Nada a dizer" e "Como se estivéssemos em palimpsesto de putas", ela escreveu temas muito atuais, como os ligados às questões de espaço, voz, identidade e gênero.

 

A transmissão é feita em quarenta minutos, onde serão apresentados seus livros e o que eles têm de mais inovador e ousado, com destaque para personagens inesquecíveis como Shirley Marlone, Mamãeoutrinha e Lurien. O estilo narrativo da autora também merecerá a devida reflexão, já que é um dos seus traços distintivos. 

 

O palestrante aponta que, entre os livros a serem abordados, também estará uma obra pouquíssimo estudada, o primeiro romance de Elvira, "Sete anos e um dia", de 1987, em que ela reflete sobre o fim da ditadura militar, o processo de abertura política e a transição democrática brasileira sob a perspectiva de um grupo de jovens amigos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.