FecharX

Sebastião Nery - Ninguém me contou, eu vi. De Getúlio a Dilma

Status Livraria, Café & Cultura

Sebastião Nery - Ninguém me contou, eu vi. De Getúlio a Dilma

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

22/07/14 até 22/07/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:00


O destacado jornalista Sebastião Nery lança o livro "Ninguém me contou, eu vi. De Getúlio a Dilma"na Status Livraria, Café & Cultura (Rua Pernambuco, 1150. Savassi). As histórias dos bastidores da política nacional nos últimos 60 anos, um testemunho dos momentos políticos mais importantes nas últimas décadas, da queda de Getúlio aos escândalos do governo Dilma, e um mergulho nos meandros da política nacional, revelando fatos inéditos testemunhados pelo autor. Dia 22 de julho, terça-feira, às 19h.

A primeira parte do livro é dedicada aos arquivos secretos do DOPS sobre o autor, em que aparecem suas atividades durante o regime militar e sua militância política em Belo Horizonte quando era membro do Partido Comunista Brasileiro. Os textos formam um arquivo de biografias, fatos e revelações envolvendo os grandes nomes da política brasileira, desde a Era Vargas.

Quando Getúlio Vargas se matou, em agosto de 1954, Sebastião Nery estava lá. Dez anos depois, quando as tropas do general Olympio Mourão Filho saíram de Minas na direção do Rio, para encantoar o presidente João Goulart, deflagrando o golpe militar de 64, Nery também estava lá. Assim como estava no centro dos acontecimentos quando Jânio Quadros renunciou ou, mais tarde, quando boa parte dos políticos e intelectuais de esquerda mais ativos deixaram o país, para não morrer.

Nery tornou-se famoso pelos casos do folclore político que juntou numa série de livros transformados em best–sellers nos anos 1970; incendiou a vida nacional com seus artigos polêmicos no semanário Politika ou nos jornais Tribuna da Imprensa, Última Hora e Folha de S. Paulo; espantou os telespectadores com sua figura agitadíssima na televisão e surpreendeu a todos quando, no governo Collor, acabou adido cultural em Paris.

Sobre o autor
Jornalista há 52 anos, desde Janeiro de 1952 tendo começado em Minas Gerais. Trabalhou em jornais, rádios e televisões de Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Fundou e dirigiu jornais em Minas Gerais “A Onda”, Bahia “Jornal da Semana”, São Paulo “Dia Um” e Rio de Janeiro “Politika”. Correspondente internacional de jornais e revistas em Moscou, Praga e Varsóvia entre 1957 e 58; “Isto É” e diversos jornais em Portugal entre 1975 e 76, e na Espanha em 77; adido cultural do Brasil em Roma entre 1990 e 91, e em Paris entre 1992 e 93. Atualmente escreve uma coluna diária publicada em jornais de 20 estados; além de ser conferencista e escritor. Seu último livro publicado foi em 2009 com título “A Nuvem, o que ficou do que passou – 50 anos de história do Brasil”. Nery foi eleito vereador em Belo Horizonte, depois deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Rio de Janeiro.

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.