FecharX

Série Ideias #EmCasaComSesc - Semana 17 a 21/11

Local não informado

Série Ideias #EmCasaComSesc - Semana 17 a 21/11

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

17/11/20 até 21/11/20

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 18:00


Créditos da imagem: Dean Drobot/ shutterstock

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, do programa em #EmCasaComSesc, promovida pelo Sesc SP por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Confira a programação completa da semana 17 a 21/11:

17/11 – Terça-feira

Hoje, terça-feira (17/11), a mesa é sobre O Desafio da Defesa das Políticas Públicas no Contexto de Crise. O Sesc SP, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), propõe refletir sobre as políticas públicas como valor de um estado forte e responsável pela proteção social. Desde antes da pandemia, um cenário de crises - política, social, ética, religiosa e econômica - já se avizinhava. Nesta conjuntura, o trabalho profissional de assistentes sociais, com ênfase na dimensão de mobilização social, pode ser um caminho para a defesa das políticas públicas.

Com Kajali Lima Vitorio, assistente social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e Marcelo Luciano Vieira, professor da Graduação no Departamento de Serviço Social da PUC-RJ, a apresentação será mediada por Ricardo Ponzio Scardoelli, animador cultural no Sesc Carmo.


18/11 - Quarta-feira

Na quarta-feira (18), acontece a mesa Mídia, Mobilização Social e Direitos Humanos, que busca refletir sobre a declaração universal dos direitos humanos de 1948, suas aplicações nos dias atuais, bem como o papel dos meios de comunicação e mobilizações populares na promoção universal desses direitos.

Com Adriana Silva, educomunicadora e autora de livros sobre políticas públicas; Ana Valéria Araújo, superintendente do Fundo Brasil de Direitos Humanos; e Leonardo Sakamoto, professor do Departamento de Jornalismo da PUC-SP, colunista do portal UOL de notícias e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para formas Contemporâneas de escravidão, em Genebra. A Mediação e apresentação ficam por conta de Douglas Ramachotte, educador físico e supervisor do núcleo socioeducativo do Sesc Ribeirão.


19/11 - Quinta-feira

Na quinta-feira (19), o debate Suicídio entre Idosos - A Necessidade da Discussão trata deste problema de saúde pública que afeta populações no mundo inteiro, e que tem crescido no Brasil e ainda é pouco discutido. As taxas de suicídio são mais altas entre pessoas com 70 anos de idade ou mais, tanto entre homens quanto entre mulheres, sendo os grupos mais vulneráveis os indígenas e os negros. A baixa escolaridade é outro fator que se relaciona com esses altos índices.

Com Daiane Machado, psicóloga e doutora em Epidemiologia e Saúde das Populações pela Universidade de Londres; e Flavia Alvesm, psicóloga e mestre em Saúde Comunitária pela UFBA. A mediação é de Jaime Cavalcanti, da equipe de programação da unidade Santana, responsável pelo Trabalho Social com Idosos (TSI); e apresentação de Emily Fonseca, pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.


20/11 – Sexta-feira

No dia 20 (sexta-feira), a mesa (in)Justiça Ambiental problematiza o termo justiça, seja por meio de ações afirmativas ou por meio de ações que mostram as desigualdades sociais e ambientais.

Com Davi Pereira Jr., quilombola do território de Itamatatiua - Alcântara (MA) e autor do livro Os Quilombolas de Alcântara Território e Conflitos; Tânia Pacheco, doutora em História pela UFF; e Shirley Djukurnã Krenak, indígena pertencente ao povo Krenak, do leste de Minas Gerais, escritora e atuante na defesa dos direitos indígenas e dos rios sagrados contra a mineração. A mediação é de Rafael Pacheco, antropólogo; e apresentação de Virginia Chiaraval, mestre em Ciências Sociais e assistente técnica da Gerência para Educação para Sustentabilidade e Cidadania.


21/11 – Sábado

Para finalizar, no sábado (21), o bate-papo é sobre a série documental Sonora Brasil, que foi gravada em várias regiões do país e apresenta a diversidade da produção musical brasileira e dos ritmos da tradição oral, assim como a importância da memória musical do território. 

Com Belisário Franca, diretor da série Sonora Brasil; e Carlos Sandroni, professor do Departamento de Música da UFPE, músico e pesquisador. A mediação é de Gilberto Figueiredo, analista em música no Departamento Nacional do Sesc; e apresentação de Sidênia Freire, coordenadora de programação do SescTV.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.