FecharX

Talk aborda o processo criativo de Carlos Vergara

Museu Inimá de Paula

Talk aborda o processo criativo de Carlos Vergara

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

06/10/21 até 06/10/21

Qua | 17:30 - 18:30


Créditos da imagem: Divulgação
Carlos Vergara, Marilene Maia e Romero Pimenta vão conversar sobre a exposição "Prospectiva", que entra em cartaz nesta quarta (6), no Museu Inimá de Paula
Carlos Vergara, Marilene Maia e Romero Pimenta vão conversar sobre a exposição "Prospectiva", que entra em cartaz nesta quarta (6), no Museu Inimá de Paula

O auditório do Museu Inimá de Paula (MIP), em Belo Horizonte, vai receber o talk "O processo artístico de Vergara", nesta quarta-feira, às 15h30. Além do artista Carlos Vergara, que vai abordar a exposição Prospectiva, que reúne mais de 80 obras, a conversa vai reunir Marilene Maia, pesquisadora e professora, e Romero Pimenta, empresário e presidente do Conselho Curador do MIP.

Exposição "Prospectiva"

Em "Prospectiva", porém, sua mais recente exposição, a ideia é "olhar para a frente, viver o presente e propor através do trabalho, e do encontro com o público, novas possibilidades e perspectivas". A mostra será aberta ao público a partir de 6 de outubro, no Museu Inimá de Paula, trazendo grandes obras do gaúcho radicado no Rio de Janeiro.

Entre as principais está o maior conjunto de painéis de Vergara, de 5,40m X 5,40m cada, feitos a partir de monotipias no Cais do Valongo - antiga zona portuária do Rio de Janeiro, reconhecida pela UNESCO por sua importância histórica, por ser o local onde cerca de 900 mil africanos escravizados chegaram à América do Sul -, e nos trilhos do bonde do Santa Teresa carioca, onde mantém seu ateliê.

"A imagem dos trilhos é sempre eloquente pra mim. Em 1950 visitei a Bienal de São Paulo de bonde. Ia muito de bonde do Jóquei para o Bar 20, no Rio de Janeiro. Hoje os bondes infelizmente circulando somente nos arcos da Lapa, até os Prazeres, Santa Teresa tem esses desenhos dos trilhos que são incríveis e sempre me vêm à cabeça. Deste que é o bonde elétrico mais antigo do Brasil", relembra Carlos.

"O museu precisou adaptar as paredes para comportar os quadros da série que dá nome à exposição", conta a diretora Claudia Tunes, animada com a primeira mostra de um artista convidado após a reabertura do espaço.

Clique aqui e confira a matéria completa da exposição "Prospectiva".


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.