FecharX

Bloco Afro Magia Negra celebra Independência de Moçambique em festa gratuita

Reinado Treze de Maio

Bloco Afro Magia Negra celebra Independência de Moçambique em festa gratuita

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

22/06 até 22/06

Sab | 17:00 - 20:00


Créditos da imagem: Leandro Couri/Divulgação
Agremiação de BH celebra o país africano em iniciativa do Instituto Casarão das Artes Negras, pelo Projeto Canjerê
Agremiação de BH celebra o país africano em iniciativa do Instituto Casarão das Artes Negras, pelo Projeto Canjerê

Dedicado a resgatar costumes tradicionais da cultura negra, o Projeto Canjerê presta homenagem à Independência de Moçambique, em festa comandada pelo Bloco Afro Magia Negra neste sábado (22 de junho), a partir das 17h, no Reinado Treze de Maio (Rua Jataí, 1309 - Concórdia). A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos, sujeita à lotação do espaço. Conquistada em guerra contra Portugal que durou uma década, a Independência do país africano foi declarada oficialmente em 25 de junho de 1975.

Já em sua oitava edição, o Canjerê Independência de Moçambique é uma realização do Instituto Casarão das Artes Negras, que ao longo dos anos trabalha pela promoção da cultura de Moçambique em Minas Gerais. A agenda da instituição fortalece relacionamentos junto aos moçambicanos residentes em Belo Horizonte, que fazem intercâmbio acadêmico ou que trabalham na capital.

Marrabenta e a tradição moçambicana

O tributo de artistas belo-horizontinos ao país africano passa pela musicalidade e inclui a dança Marrabenta, que é patrimônio imaterial moçambicano. A expressão cultural, que será revisitada pelo Bloco Magia Negra, reúne diferentes elementos folclóricos moçambicanos e é um símbolo de resistência para a libertação do seu povo, por meio de suas manifestações culturais e coletividade. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.