Nos dias 25 e 26 de janeiro, sábado e domingo, às 21 horas, o Teatro de Bolso Júlio Mackenzie - SESC Palladium recebe o Choros de Câmara – Quadrilhas Brasileiras. O evento faz parte da oitava edição do Verão Arte Contemporânea.
Choros de Câmara é um projeto idealizado por Victor de Mello Lopes e tem como principal objetivo, pesquisar, divulgar e produzir obras que se relacionem com a cultura brasileira, em especial, o Choro. Neste trabalho o projeto está direcionado aos olhares para as “Quadrilhas”, gênero musical praticamente extinto da cultura brasileira, considerado como um dos pilares fundadores do nosso choro brasileiro.
A quadrilha é uma dança de salão européia originada no século 18 e muito popularizada no século 19, tendo se espalhado por toda a Europa e colônias. Quase todos os manuais de dança da época possuíam uma seção explicando os passos e a etiqueta da quadrilha. Sua formação coreográfica requer quatro casais dispostos na forma de um quadrado, que se revezam nos passos da dança. Um dos pares é o principal, que lidera os outros.