Shows

Concerto ao meio-dia reúne músicas de carnaval com orquestra, coral lírico e dança

Palácio das Artes - Centro

Av. Afonso Pena, 1537 Centro - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 14/02/2023

Ter | 12:00 - 13:00

Qua | 12:00 - 13:00


Créditos da imagem: FCS/Divulgação
Escola de Samba Canto da Alvorada será uma das homenageadas em composição inédita no Palácio das Artes
compartilhe

A força popular das músicas de carnaval inspira o espetáculo ‘Esquentando os Tamborins’, que reúne no mesmo palco o Coral Lírico de Minas Gerais, a Cia. de Dança Palácio das Artes e a Orquestra Sinfônica de Minas, com sessões em 14/02 e 15/02. A iniciativa integra a série Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia, que traz apresentações no início da tarde. Com arranjos de Fred Natalino, pianista do coral, a montagem traz releituras orquestradas e coreografias desenvolvidas a partir de canções consagradas em carnavais passados. “Não tem nenhuma música erudita. Na forma como esses arranjos foram escritos, utilizando todos os instrumentos da orquestra, há o modo de compor clássico. Apesar das melodias e das músicas serem populares, e do Fred extrair melodias desse lugar, o compositor escreve como se fosse uma obra clássica”, explica o regente-assistente da orquestra e responsável pela condução do espetáculo, André Brant. 

Inspirado pelo carnaval de rua que se tornou um fenômeno em BH nos últimos anos, ‘Esquentando os Tamborins’ também presta homenagem a alguns dos blocos pioneiros na retomada da folia na capital. “Vamos ter um medley que se chama Quando o carnaval voltar, uma homenagem nossa, escrita pelo Fred Natalino, para alguns blocos de rua de BH. O público vai perceber os temas do Então, Brilha e do Mama na Vaca, por exemplo, alguns dos blocos mais tradicionais. Na época em que o Fred escreveu, a ideia era justamente fazer uma reflexão sobre quando e como seria essa volta. E agora este retorno vai acontecer”, comemora Brant. 

A Escola de Samba Canto da Alvorada, maior campeã do carnaval de BH com 17 títulos desde 1979, também será tema de um ato da montagem, com direito a composição inédita de Natalino. A obra é inspirada no samba-enredo que a escola levou à avenida em 2021 – um tributo à Fundação Clóvis Salgado, responsável pelo Palácio das Artes e pelos três corpos artísticos que sobem ao palco em ‘Esquentando os Tamborins’. Na abertura, dividida em três atos, artistas do carnaval são homenageados com interpretações de faixas consagradas nas vozes de Elba Ramalho, Carlinhos Brown e Chico César.

‘Esquentando os Tamborins’
Espetáculo de carnaval com Orquestra Sinfônica de Minas, Cia. de Dança Palácio das Artes e Coral Lírico de Minas Gerais
14/02 e 15/02 ao meio-dia no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)
Entrada gratuita. Mais informações: (31) 3236-7400