FecharX

Música Figurata - Museu Mineiro

Museu Mineiro

Música Figurata - Museu Mineiro

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

08/05/14 até 08/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 22:00


Na quinta-feira, dia 08 de maio, o Museu Mineiro recebe o concerto “Raízes medievais: abre a porta povo” que traz um diálogo entre a música e danças do cristianismo popular de tradição medieval ibérica e a música e cultura do Vale do Jequitinhonha. A apresentação é parte da Encontro! - tema central da série de concertos que pelo Música Figurata. Às 20h.

O grupo em si já representa um encontro da sonoridade e instrumentos dos séculos passados – cravo, teorba, viola de gamba, guitarra barroca, rabeca – com o público moderno. No programa, serão interpretadas composições de tradição oral europeias como Il Trotto, Jesce Sole, Stela Splendens, Rosa das rosas, e de tradição do Vale, como Tirana Rosa, Folías, Benditos.

Letícia Bertelli (soprano), Mateus Oliveira (percussão), Gustavo Bracher (guitarra barroca e teorba), Eduardo Fonseca (viola da gamba), Raíssa Anastásia (flautas), Paulo Thomaz (rabeca), Anita Mosca (atriz), Frei Chico Van der Poel (rabeca, contador de histórias) e Robson Bessa (idealização, cravo e direção) pretendem colocar lado a lado em espetáculos cênico-musicais as tradições do Jequitinhonha e medievais, usando instrumentos característicos da Idade Média para ilustrar essas raras e maravilhosas conexões.

Música Figurata
Desde sua criação, em 2003, o Musica Figurata tem se dedicado intensamente ao estudo e difusão do abundante patrimônio musical e cultural mineiro, brasileiro e europeu, dos séculos XIV ao XIX. Seu principal objetivo é promover o diálogo entre diferentes artes para recriar, da maneira mais autêntica possível, a atmosfera histórica, artística e cultural desses períodos.

O nome vem de uma expressão latina que significa música numerada, cifrada, na qual o baixo recebe números, que correspondem aos acordes e que devem ser tocados por instrumentos harmônicos, como o cravo, alaúde, dentre outros. 

Os concertos acontecem nos dias 8, 11 e 23 de maio, no Museu Mineiro, Igreja Nossa Senhora Aparecida e Casa Una, respectivamente. A entrada é gratuita.

s

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.