A Orquestra de Câmara Sesiminas apresenta concerto inteiramente dedicado ao Barroco e ao Romantismo no Teatro Sesiminas (R. Padre Marinho, 60. Santa Efigênia). Regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond e participação do solista convidado Nilson Belotto. Dia 13 de junho, sexta-feira, às 20h 30.
Repertório
O Barroco toma a primeira parte do programa, com a execução das obras: O Concerto de Brandemburgo nº 3 em Sol Maior, de J. S. Bach (BWV 1048), e o Concerto Grosso op. 6 nº 11 em Lá Maior, de G. F. Haendel. Para essa última obra, a Orquestra contará com os solos de seu spalla, o professor Elias Barros no primeiro violino, de Simone Martins, no segundo violino, e de Firmino Cavazza, no violoncelo.
A segunda parte será dedicada ao Romantismo. Na abertura, Elegia e Tarantela, de G. Bottesini, para contrabaixo e orquestra. Trata-se de obra em que o virtuosismo técnico do último movimento alia-se à melhor sonoridade exigida no tempo inicial, fazendo do contrabaixo – instrumento tradicionalmente usado para acompanhamentos – um exemplo de performance de cunho eminentemente solístico. Tal função ficará a cargo do grande virtuose Nilson Bellotto. Integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o jovem músico é uma das maiores expressões nacionais em seu instrumento.
Para finalizar, a Orquestra executa a Serenata para Cordas em Mi Menor op. 20, do compositor britânico E. Elgar. Conhecida obra do repertório camerístico internacional, a obra exige da alto padrão de sonoridade e extremo rigor de afinação.