FecharX

PE Mundo Afora

Evento encerrado

Valor entrada

  • 20 Inteira

Data

06/08/19 até 06/08/19

Ter | 23:00


Créditos da imagem: Divulgação / PE Mundo Afora

Com uma mistura inovadora e criativa de ritmos, linguagens e gerações da música de Pernambuco, o Projeto PE Mundo Afora dá início a sua primeira turnê nacional.

Formado pela banda Zé do Estado, tradicional grupo de pífanos de Caruaru, com mais de oito décadas de fundação, pela banda Fim de Feira, uma das mais importantes do forró tradicional de Pernambuco e vencedora do Prêmio da Música Brasileira, e pelo poeta, repentista e cantador de coco Adiel Luna, o PE Mundo Afora reúne, no mesmo palco, um recorte da tradição da cultura pernambucana, com toda sua alegria, brilho e espontaneidade.

Trata-se de um show dançante e também contemplativo, onde ritmos como o coco, o baião, o forró, o frevo, o maracatu e a ciranda, dialogam com a poesia de cordel, revelando um Nordeste pulsante e inventivo, reunindo gerações da velha guarda e novos artistas responsáveis pela tradição e renovação da música pernambucana.

Toda efervescência da música nordestina vai agitar a Autêntica, em 6 de agosto, às 21h. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos pela Sympla. 

As atrações

Zé do Estado é natural de Caruaru, agreste pernambucano, e fundada em meados da década de 30, pelo músico José Feliciano Rodrigues, a banda Zé do Estado é um dos mais tradicionais grupos do gênero, em todo o Brasil. Atualmente representada por Basto, Zé Gago e Mestre Tonho, todos filhos do “Zé do Estado”, o grupo já realizou inúmeras turnês nacionais e internacionais. Entre grandes eventos realizados dentro o fora do Brasil, a banda foi convidada para participar da edição do Rock in Rio, em 2017, no palco Sunset, dentro do Show O Grande Encontro, de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

Uma das responsáveis pela renovação do forró pernambucano na última década, o grupo recifense Fim de Feira teve projeção no cenário musical brasileiro em 2009, quando venceu o Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo Regional, com seu disco de estreia. A partir daí a junção de coco, forró e baião com a poesia de cordel ganhou os palcos do Brasil e da Europa. Com 15 anos de carreira, os shows da banda remetem à tradição da música de mestres como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, sem perder de vista a conexão da música rural do nordeste com os sons mais contemporâneos dos grandes centros urbanos.

Adiel Luna participou das principais sambadas de Pernambuco e é considerado hoje o único representante da renovação do coco de São João. Em 2010 ganhou o prêmio de primeiro lugar do Festival Pré-Amp e a oportunidade de gravar o seu primeiro CD – o Camará. Também é mestre de baque solto, tendo passado por grandes maracatus como o Piaba de Ouro, o Leãozinho de Aliança, o Estrela da Tarde e o Leão do Norte. É ainda violeiro, cantador, repentista e cordelista. De família de poetas, participou de recitais ao lado de importantes nomes da cantoria de Pernambuco.

Pontos de venda

Sympla

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.