FecharX

Segunda Musical - Marco Teruel e Ricardo Marçal

Teatro da Assembleia

Segunda Musical - Marco Teruel e Ricardo Marçal

Evento encerrado

Data

04/08/14 até 04/08/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 22:00


O projeto Segunda Musical recebe os músicos Marco Teruel e Ricardo Marçal. O programa será dividido em duas partes: na primeira, apresentação do violonista Ricardo Marçal, em seguida, o também violonista Marco Teruel. Dia 4 de agosto, às 20h, no Teatro da Assembleia (R. Rodrigues Caldas, 30. Santo Agostinho).

Marco Teruel
O violonista Marco Teruel é Bacharel em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente cursa o Master of Music pela prestigiosa Thornton School of Music da University of Southern California (agraciado com a Dean’s Scholarship), em Los Angeles, onde é orientado pelo prof. Scott Tennant, um dos membros fundadores do aclamado Los Angeles Guitar Quartet. Nessa instituição também é discípulo do Maestro Pepe Romero, uma das lendas vivas do violão clássico. Teruel também frequentou diversos cursos, masterclasses e festivais, incluindo uma bolsa de estudos no 41º Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão em 2010, onde teve a oportunidade de estudar com renomados artistas e professores como David Russell, Paul O’dette, Carlos Barbosa-Lima, Álvaro Pierri entre outros. Marco se apresentou como solista no Brasil e EUA. Como camerista tem tido um especial gosto pela música moderna, tendo colaborado com grupos como Derivasons e Sonante XXI. Em formações de câmara já teve a oportunidade de dividir o palco com artistas como Fábio Zanon, José Antonio Escobar, Vladimir Gorbach e Los Angeles Guitar Quartet. Além das bolsas de estudo, Marco já foi vencedor do prêmio BDMG Jovem Músico (2010) e foi 1º lugar na seleção pública feita pela Assembleia Legislativa de Minas para a série Segunda Musical.

Ricardo Marçal
A intensa carreira do violonista belo-horizontino Ricardo Marçal vem atraindo a atenção do público e da crítica, chegando a ser destaque de programas especializados como o “Violões em Foco” e o tradicional “Música e Músicos do Brasil”, ambos da Rádio MEC-FM. Ricardo tornou-se bacharel em Música pela UFMG, em 2007, e foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão por dois anos. Seus estudos regulares prosseguiram com o violonista Fábio Zanon durante três anos e, a convite do maestro Oscar Ghiglia, aperfeiçoou-se também nos cursos anuais de verão da Accademia Musicale Chigiana de Siena, na Itália. Como solista Ricardo já é convidado regular de algumas das mais importantes salas de concerto do Brasil, ao mesmo tempo em que dedica-se a projetos de democratização da música como o “Elegia ao violão”, que já está em sua 2ª edição, e o recém-criado “Lição de Barrios”, que está criando uma série de música de câmara nos municípios mineiros de Betim, Brumadinho, Contagem, Crucilândia e Esmeraldas. Como camerista, acaba de realizar uma turnê com o Quarteto de Cordas da família Barros, com um repertório de obras da chamada Primeira Época de Ouro do Violão, e é membro fundador do quarteto de violões Corda Nova, que já está no seu terceiro espetáculo.
No programa serão interpretadas obras dos compositores Tōru Takemitsu, Francisco Tárrega, Luys de Narváez, Johann Sebastian Bach, Franz Schubert e Joaquin Rodrigo.

Foto: Ricardo Marçal

 s

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.