FecharX

Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia

Palácio das Artes - Centro

Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

07/02/18 até 08/02/18

Qua, Qui | 14:00


Créditos da imagem: Paulo Lacerda/FCS

Preparando-se para a Abertura da Temporada de Concertos de 2018, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais presenteiam o público com duas edições especiais da série Sinfônica Lírico ao Meio-Dia. Os Corpos Artísticos da Fundação Clóvis Salgado, sob a regência do maestro Silvio Viegas, apresentam repertório variado que inclui trechos de óperas, concertos e aclamados oratórios. No programa estão trechos de obras como as óperas Carmen, de Georges Bizet, e Nabucco, de Giuseppe Verdi; trecho do Ballet O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky e do oratório Messias, de Händel.

Segundo Silvio Viegas, a orquestra e o coral iniciam o ano de 2018 apresentando algumas das mais populares e belas obras da música erudita mundial para que o público possa sentir um pouco do que vem por aí. “É um passeio por vários estilos e períodos da música, esquentando os tamborins para a nova temporada”, conta o maestro. Os cânticos escolhidos para a apresentação são trechos muito conhecidos e interpretados por corais de todo o mundo. “São obras sensíveis e belas que, certamente, vão encantar nosso público”, afirma.

O projeto Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia da FCS oferece ao público um cardápio musical em horário alternativo e gratuito, e conta com a interação do regente com o público durante a apresentação. Já consagrado na série de concertos ao meio-dia, o projeto De dentro do Palco tem continuidade em 2018, permitindo que algumas pessoas, sorteadas antes da apresentação, assistam ao concerto ao lado dos músicos e cantores líricos. 

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é considerada uma das mais ativas Orquestras do país. Em 2013, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais. Em permanente aprimoramento da sua performance, a OSMG cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Como iniciativas de destaque, podem ser citadas as séries Concertos no Parque, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, além de grandes sucessos da música popular brasileira com a Série Sinfônica Pop. Em 2016, Silvio Viegas assume o cargo de Regente titular da OSMG. Antes dele, foram responsáveis pela regência: Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos.

Silvio Viegas – Silvio Viegas é Mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro por oito anos e esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira; Sinfônica de Minas Gerais; Filarmônica do Amazonas; Orquestra Sinfônica de Roma e Orquestra da Arena de Verona (Itália); Sinfônica do Teatro Argentino de La Plata (Argentina); Sinfônica do Sodre (Uruguai) entre outras. Atualmente, é o regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Coral Lírico de Minas Gerais – Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que possui uma programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. O Grupo se apresenta em cidades do interior de Minas e em capitais brasileiras com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. O Coral já atuou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, além da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Dentro da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem as Séries Concertos no Parque, Lírico Sacro, Lírico ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além da participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado.

Programa:

Eine Kleine Nachtmusik – 1º movimento

W. Mozart

Ave verum Corpus

W. Mozart

Peer Gynt – 2º e 4º movimentos

E. Grieg

Valsa da Suíte O Lago dos Cisnes

P. Tchaikovsky

Confutatis e Lacrimosa - Requiem

W. Mozart

Abertura da ópera Carmen

G. Bizet

Va Pensiero – Ópera Nabucco

G. Verdi

Danças Polovtsianas

A. Borodin

Aleluia – Messias

G. Haendel 

Radetzky March

J. Strauss Jr


Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.