FecharX

Espetáculo Parabelo, do Grupo Corpo, terá apresentação gratuita no Palácio das Artes

Palácio das Artes

Espetáculo Parabelo, do Grupo Corpo, terá apresentação gratuita no Palácio das Artes

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

31/05/22 até 31/05/22

Ter | 20:00 - 21:00


Créditos da imagem: José Luiz Pederneiras
Criação do coreógrafo Rodrigo Pederneiras, Parabelo tem inspiração sertaneja e transpiração, para lá de contemporânea, da trilha composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik
Criação do coreógrafo Rodrigo Pederneiras, Parabelo tem inspiração sertaneja e transpiração, para lá de contemporânea, da trilha composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik

O espetáculo Parabelo, do Grupo Corpo, terá uma exibição gratuita na terça-feira (31/5), das 20h às 21h, no Palácio das Artes. Os ingressos serão disponibilizados na quarta-feira (25/5), a partir das 12h, no site Eventim e presencialmente, na bilheteria do teatro. A ação é promovida pela ArcelorMittal, patrocinadora do Grupo Corpo.

Criação do coreógrafo Rodrigo Pederneiras, Parabelo tem inspiração sertaneja e transpiração, para lá de contemporânea, da trilha composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik. De cantos de trabalho e devoção, da memória cadenciada do baião e de um exuberante e onipresente emaranhado de pontos e contrapontos rítmicos, emerge uma escritura coreográfica que esbanja jogo de cintura e marcação de pé, numa arrebatadora afirmação da maturidade e da força expressiva da gramática construída ao longo de anos pelo arquiteto de Missa do Orfanato e Sete ou Oito Peças para um Ballet.

A estética dos ex-votos de igrejas interioranas inspira Fernando Velloso e Paulo Pederneiras na composição dos dois painéis, de 15m X 8m, que dão sustentação cenográfica ao espetáculo. Com a intensidade das cores velada por um tule negro e revelada somente no espaço exíguo e imperativo das sapatilhas, a figurinista Freusa Zechmeister cria o jogo de luz e sombra que veste os bailarinos na primeira parte de Parabelo, enquanto na reta final e explosiva do balé as malhas se libertam do véu, alardeando a temperatura jubilosa e alta de suas cores.

“Investir em cultura gera o maior retorno que uma empresa como a ArcelorMittal deseja obter: formar cidadãos integrais para o amanhã. Acreditamos que as artes são um dos pilares fundamentais para a construção do patrimônio cultural de um país", destaca Paula Harraca, diretora do Futuro e presidente da Fundação ArcelorMittal.

Serviço
Grupo Corpo: Parabelo
31/5 (terça-feira), de 20h às 21h, no Palácio das Artes
Retira dos ingressos gratuitos no site Eventim e na bilheteria do teatro a partir de terça-feira (24/5) 


Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.