FecharX

Ópera reconhecida em todo o mundo estreia no Brasil, no Palácio das Artes, em BH

Palácio das Artes

Ópera reconhecida em todo o mundo estreia no Brasil, no Palácio das Artes, em BH

Evento encerrado

Valor entrada

  • 30 Inteira
  • 15 Meia

Data

23/10/21 até 23/10/21

Sab | 22:30 - 00:00


Créditos da imagem: Divulgação
Reencontrada somente em 1984, na Inglaterra, Tolomeo e Alessandro jamais foi executada nas Américas, e esse será o primeiro registro visual dessa ópera magistral
Reencontrada somente em 1984, na Inglaterra, Tolomeo e Alessandro jamais foi executada nas Américas, e esse será o primeiro registro visual dessa ópera magistral

A ópera barroca italiana 'Tolomeo e Alessandro', com música de Domenico Scarlatti e libreto de Giuseppe Capece, ganha a sua primeira montagem nos palcos brasileiros. Com a direção musical e artística de Robson Bessa, direção vocal de Sérgio Anders e direção cênica de Francisco Mayrink, a aclamada estreia será no Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 23 de outubro, sábado, às 20h30, em apresentação única.

Integram o elenco, ao lado da Orquestra Barroca Musica Figurata, importantes solistas, como as sopranos Luane Voigan, Daiane Melo e Camila Correa, além da mezzo-soprano Carol Rennó e dos contratenores Sérgio Anders e Sávio Faschet.

Composta em 1711, a ópera “Tolomeo e Alessandro” apresenta de maneira magistral, por meio da música e da poesia, questões humanas universais, como o amor, o ciúme, a inveja, a ambição e a fraternidade. Apesar de ter sido criada no ambiente árcade do barroco italiano, a obra é atemporal, sobretudo com a música de D. Scarlatti. Filho do grande Alessandro Scarlatti, o maior compositor de ópera do final do século XVII e início do XVIII, Domenico recebeu uma formação musical esmerada, e podemos perceber a força de sua criatividade nas árias que ilustram o complexo rol dos afetos humanos.

Conhecido pelo grande público por causa das mais de 555 sonatas para cravo, Domenico Scarlatti demonstra com Tolomeo e Alessandro ser um grande representante da tradição operística do país da ópera, a Itália, no momento onde o teatro cantado era a maior manifestação artística da humanidade.

Entretanto, mesmo diante da grande importância que as óperas de Alessandro e de Domenico na história, será a primeira vez que o público brasileiro terá o prazer de assistir uma ópera dos Scarlatti. Reencontrada somente em 1984, na Inglaterra, Tolomeo e Alessandro jamais foi executada nas Américas, e esse será o primeiro registro visual dessa ópera magistral.

De acordo com a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, apresentar esse título inédito na América é uma ótima oportunidade para oferecer diferentes opções de repertório ao público. “É muito especial voltarmos a vivenciar, de forma segura, a experiência cultural que é assistir presencialmente uma Ópera. Realizada com a importante parceria da Cia de Opera Barroca, Consulado da Itália em Belo Horizonte e do Instituto Unimed-BH, esta iniciativa difunde a diversidade operística e proporciona ao público a oportunidade de apreciar uma montagem extremamente singular. Além disso, reforça o compromisso da FCS de estimular as co-produções, parcerias e as companhias independentes de ópera”, celebra Eliane Parreiras.

Para o Consul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, a ópera chega ao Palácio das Artes - num perfeito e, ao mesmo tempo, inesperado sincronismo - para fechar a XXI Semana da Língua Italiana no Mundo, conduzindo o público belo-horizontino em uma imersão na música barroca de Domenico Scarlatti. “Desde sua criação, o Consulado da Itália em Belo Horizonte promove a construção de uma ponte cultural entre a Itália e Minas Gerais e escolheu patrocinar essa iniciativa que, por meio da linguagem universal da música, renova o vínculo entre mineiros e italianos criado durante a emigração italiana no estado”, comemora Dario Savarese, que acrescentou: “Assim como os arquitetos emigrados da Itália marcaram a paisagem urbana da capital, iniciativas relevantes como a estreia desta ópera sempre vão ser relembradas”, comemora.

Em razão da pandemia, a capacidade atual do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes está limitada a 1.119 lugares. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site www.eventim.com.br.

Sinópse
No cerne da história, que se passa no Chipre, há uma série de conflitos, desencontros e momentos de afetividade entre os dois irmãos Tolomeo e Alessandro, filhos da rainha Cleópatra, que disputam o reino do Egito. A mãe – que não aparece em cena -, quer que Alessandro, seu filho mais novo, torne-se o Rei do Egito, mas, para que isso ocorra, é necessário que Tolomeo seja assassinado. A força do amor se faz presente através da relação entre Tolomeo e Seleuce, personagem que também é desejada por Araspe, Rei do Chipre e um dos vilões da trama. Outra vilã da história é a ambiciosa Elisa, mulher de Alessandro, que pretende ascender socialmente, deixando de ser princesa para se tornar rainha do Egito. Para alcançar o seu objetivo, Elisa incentiva Alessandro a matar o próprio irmão. 

Serviço
'Ópera Tolomeo e Alessandro'
Grande Teatro do Palácio das Artes
23 de outubro, sábado, às 20h30
Ingressos: https://www.eventim.com.br/event/opera-tolomeo-e-alessandro-palacio-das-artes-14272888/



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.