FecharX

Peça 'A Velha Venda Nova' revive três séculos de história da regional em BH

Cevae Serra Verde

Peça 'A Velha Venda Nova' revive três séculos de história da regional em BH

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

24/09/23 até 24/09/23

Dom | 16:00 - 19:00

28/09/23 até 28/09/23

Qui | 16:00 - 19:00


Créditos da imagem: Reprodução
Rua Padre Pedro Pinto na época em que era Rua Direita (1944): regional nasceu bem antes da capital, com registros que datam de 1711
Rua Padre Pedro Pinto na época em que era Rua Direita (1944): regional nasceu bem antes da capital, com registros que datam de 1711

Mais antiga que a própria capital mineira, a região de Venda Nova tem sua história contada e reimaginada em 'A Velha Venda Nova', espetáculo que a Cóccix Cia. Teatral estreia neste domingo (24/9), às 16h no Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) Serra Verde (Rua Sebastião Gomes Pereira, 140 - Serra Verde). Com três horas de duração, a montagem é fruto de pesquisas sobre os 312 anos de existência da regional que já era um povoado estabelecido desde o século 18, bem antes de BH existir. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis no local da apresentação, meia hora antes da sessão.

Em cena, duas senhoras abrem as portas de sua venda e da própria casa para que o público possa ouvir mais de perto as histórias e casos que elas contam sobre a região. Nascidas e criadas em Venda Nova, Native e Ceição lembram-se de festas populares, demonstrações de fé, lutas coletivas e situações engraçadas registradas entre os membros da comunidade ao longo de três séculos. "O processo criativo revelou-se uma grande potência para visibilizar os artistas e as ações culturais vendanovenses, evidenciando na rua, os costumes, as ações, e pessoas que integram o patrimônio cultural e histórico da região", explica o diretor Rogério Gomes.

O texto traz acenos a personalidades que ajudaram a construir a história da regional, como a radialista Glória Lopes, famosa pelo programa policial que apresentava na Itatiaia, e o padre Pedro Pinto Fernandes (1890-1953) que hoje empresta seu nome à principal rua das imediações. Artistas de Venda Nova foram convidados a integrar o espetáculo, que começa ainda na rua – as intervenções artísticas ao ar livre, antes de cada sessão, mobilizam tanto o público que entra no teatro como quem passa pela calçada, alheio ao contexto. 

Figura bem conhecida na regional, o Palhaço Eurico interpretado por Jack Lima faz intervenções circenses ainda na fila de entrada. Quem também integra a lista das participações especiais é Jorge Cristo, conhecido por dar vida ao Jesus Preto nas encenações da Paixão de Cristo, por mais de 40 anos, nos bairros Serra Verde e Mantiqueira. Para Gomes, a integração dos talentos locais à montagem é uma parceria engrandecedora, "visto que Venda Nova é um pólo artístico e cultural múltiplo e diverso com diferentes frentes artísticas, música, circo, dança, teatro, literatura, gastronomia, cultura popular, entre outros". 

Através dos casos contados pelas protagonistas, 'A Velha Venda Nova' passeia por espaços icônicos da regional como a boate Sóvem, os campos onde ocorriam as disputas entre times de futebol locais, o córrego Vilarinho e as memoráveis quadras que recebiam esportistas de dia e bailes da cultura black à noite. A peça também garante espaço para o sedutor e enigmático Capeta da Vilarinho, a charmosa contribuição de Venda Nova para o catálogo das lendas urbanas de Belo Horizonte.

Cóccix Cia. Teatral apresenta 'Velha Venda Nova'
Domingo (24/9) e quinta-feira (28/9), sempre às 16h no Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) Serra Verde (Rua Sebastião Gomes Pereira, 140 - Serra Verde)
Ingressos gratuitos distribuídos no local, meia hora antes de cada sessão
Sessão de 24/9 com interpretação em Libras
Classificação: livre
Mais informações pelo Instagram da companhia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.