FecharX

Últimos dias para conferir espetáculo "Os Orixás", do Grupo Giramundo, no YouTube

Museu Giramundo

Últimos dias para conferir espetáculo "Os Orixás", do Grupo Giramundo, no YouTube

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

06/08/21 até 11/08/21

Seg, Qua, Sex, Sab, Dom | 02:00 - 01:59


Créditos da imagem: Marcelo Gandr
A música, criada pelo músico Sérgio Pererê, propõe uma viagem ao universo das divindades africanas e seus elementos
A música, criada pelo músico Sérgio Pererê, propõe uma viagem ao universo das divindades africanas e seus elementos

Criado oficialmente em 2001, o espetáculo "Os Orixás", do Grupo Giramundo, também foi sendo atualizado ao longo da trajetória do grupo. A montagem, que está disponível no YouTube até quarta-feira (11), trata sobre a gênese do mundo, da terra e do homem e a riqueza do panteão africano, seus deuses e heróis, sua mitologia e sua cosmogonia. A música, criada pelo músico Sérgio Pererê, propõe uma viagem ao universo das divindades africanas e seus elementos.

A trilha sonora inclusive foi inteiramente refeita na última remontagem e foi gravada por um time de cantores e atores negros. A montagem ressalta a assimilação da cultura Iorubá pelos brasileiros, refletida “em nossa maneira de pensar, na alegria, na culinária, no amor à natureza e na vontade de viver”, segundo Álvaro Apocalypse. “Os Orixás” foi inclusive a última produção do Giramundo dirigida pelo criador do grupo, falecido em 2003.


Sobre o Grupo Giramundo

Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo é reconhecido como um dos principais grupos de teatro de bonecos do país.  Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores foi responsável por imprimir no grupo o rigor metodológico e estético no planejamento e produção de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas.

No ano 2000, o Giramundo conquista sua sede própria, em Belo Horizonte, onde também funciona o Museu, a Escola e o Estúdio de Animação do grupo. Desde a inauguração da sede integrada, o grupo investe na produção de animações e de conteúdos digitais.  Hoje, podemos dizer que o Giramundo rompeu com a ideia de ser um grupo de teatro para se transformar em um grande núcleo multimídia, experimentando a vivência de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, cinema, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.