FecharX

Blocos de carnaval: veja onde são os ensaios abertos e gratuitos deste fim de semana

Saiba tudo sobre os encontros de foliões que vão agitar este sábado (14/01) e domingo (15/01)



Créditos da imagem: Marcos Vieira/EM/D.A Press
Main ensaios dos blocos de carnaval em bh neste fim de semana 2023
Entre os pioneiros na retomada do carnaval, Tchanzinho Zona Norte é um dos blocos que fazem ensaio aberto neste sábado (14)
Redação Sou BH
13/01 às 17:19
Atualizado em 13/01 às 17:19

O segundo fim de semana do ano traz mais ensaios dos blocos de Belo Horizonte, que entram em modo de aquecimento para a chegada cada vez mais próxima do carnaval. Sou BH reuniu os ensaios abertos e gratuitos que rolam pela cidade neste fim de semana, confira:

Sábado (14/01)

Tapa de Mina
O bloco fundado por mulheres e para mulheres tem ensaio gratuito e aberto marcado para as 11h30 no Armazém do Campo (Av. Augusto de Lima, 2136 - Barro Preto). Segundo a organização, esta será a última chance para quem tem interesse em se juntar à bateria. Mais informações no Instagram do bloco.

3 no Barreiro
Três blocos se unem para um grande ensaio aberto na Região do Barreiro. O evento começa às 12h e o primeiro ensaio às 13h com o bloco Asa de Banana – dedicado ao repertório de duas lendas do axé, Chiclete com Banana e Asa de Águia. Em seguida ensaiam os blocos Kebraê às 15h30 e Esperando o Metrô às 17h. Como o ensaio aberto e gratuito acontece em uma pracinha, a organização recomenda levar canga ou esteira para sentar no chão. No Varanda da Praça (Rua Souza Danta, 117 - Barreiro).

Tchanzinho Zona Norte
A bateria especializada nos maiores hits do É o Tchan ensaia às 13h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade). Participação gratuita e aberta ao público. Veja mais no perfil do bloco no Instagram. 

Domingo (15/01)

Baianas no Mineirinho
O Baianas Ozadas faz o pré-carnaval da Feira do Mineirinho (Av. Antônio Abrahão Caram, 1000 - Pampulha) a partir das 9h. Entrada gratuita com retirada de ingresso pelo Sympla

Lavô tá Novo
Transforma em marchinhas o que é considerado música brega, bagaceira, de chuveiro ou de karaokê. Ensaio às 11h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade). Gratuito e aberto.

Clandestinas
Bloco fundado pela Casa de Referência da Mulher Tina Martins, iniciativa do Movimento de Mulheres Olga Benário, o ClandesTinas é um bloco feminista, antirracista e antifascista. Ensaio aberto às 13h no Odara (Rua Artur de Sá, 380 - União). 

Tiozões do Pagode
Toca sucessos de outras épocas do pagode, hits de bandas como Raça Negra e Exaltasamba. Ensaio aberto e gratuito às 14h na Casa Fùnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade). 

Afoxé Bandarerê
Grupo cultural que enaltece e reafirma a sabedoria da matriz africana a partir das músicas do candomblé e dos terreiros. Ensaio aberto às 15h no Sula (Galeria do Edifício Sulamérica – Av. Afonso Pena, 955 - Centro). 

Bethânia Custosa
Dedicado ao repertório extenso e incomparável de Maria Bethânia. Ensaio aberto e gratuito às 15h no Parque Municipal Jacques Cousteau, Bairro Betânia.

A Roda
Bloco com repertório autodefinido em pop-macumba-rock-axé-music. Ensaio aberto às 16h debaixo do Viaduto Santa Tereza, ao lado da pista de skate. Conheça mais sobre o bloco no Instagram

Enche Meu Copo
Toca MPB, rock e muita música de compositores mineiros, tudo em ritmo de carnaval. Ensaio aberto e gratuito às 16h no Estação Santê (Rua Quimberlita, 205 – Santa Tereza).

Bloco Fúnebre
Fundado em 2013 sob o lema "enterrar as tristezas e ressuscitar a alegria". Ensaio aberto e gratuito às 16h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade).