FecharX

Blocos fazem ensaios gratuitos e até desfile neste fim de semana (28 e 29/01)

Veja programação completa dos eventos de carnaval abertos ao público neste sábado e domingo



Créditos da imagem: Lincon Zarbietti/Divulgação
Main bloco seu vizinho do aglomerado da serra desfila neste fim de semana em bh
Bloco Seu Vizinho, do Aglomerado da Serra, faz seu cortejo oficial neste domingo (29)
Redação Sou BH
27/01/23 às 15:13
Atualizado em 27/01/23 às 15:13

A temporada de carnaval em BH começa na semana que vem, mas neste sábado (28) e domingo (29) a folia já tem ares de programação oficial. Além dos ensaios abertos ao público, tem desfile e reunião de vários blocos no fim de semana. Confira nossa lista de eventos gratuitos:

Sábado (28/01)

Baianas Ozadas | Instagram
Um dos pioneiros na retomada do carnaval de rua em BH, o bloco é dedicado à música baiana, em especial o axé de ontem e sempre. Ensaio aberto a partir das 9h no Ursal Bar (Av. do Contorno, 3479 - Santa Efigênia). Após as 16h, a entrada custa R$ 10.

Clandestinas | Instagram
Formado por mulheres ligadas à Casa Tina Martins, primeira ocupação de mulheres da América Latina. Ensaio aberto e gratuito às 10h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade). 

Todo Mundo Cabe no Mundo | Instagram
Fundado pelo artista Marcelo Xavier, o bloco tem como missão a inclusão de todas as pessoas no clima de folia. É um espaço seguro e acolhedor para idosos, crianças e pessoas com deficiência. Ensaio aberto e gratuito às 10h no Asa de Papel (Rua Piauí, 361 - Santa Efigênia).

Gato Escaldado | Instagram
Fundado entre amigos de um condomínio no Sion, o bloco faz ações de conscientização contra o preconceito – a atual campanha é sobre o respeito a portadores de Epidermólise Bolhosa, doença de pele rara.  O repertório tem axé music, sambas e marchinhas. Ensaio aberto e gratuito a partir das 10h30 na Praça Alaska (Sion).

Tapa de Mina | Instagram
Bloco feito por mulheres e para mulheres, reúne artistas e mães em um espaço acolhedor também para crianças. Ensaio aberto e gratuito às 11h no Armazém do Campo (Av. do Contorno, 9894 - Barro Preto).

Asa de Banana | Instagram
Formado por apaixonados pela axé music do passado, toca os maiores sucessos dos repertórios de Asa de Águia e Chiclete com Banana. Ensaio gratuito e aberto às 14h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade).

Baque Humaitá | Instagram
Bloco tocado pelo coletivo Humaitá Cultura, que se dedica a pesquisar a percussão e suas implicações históricas na sociedade, com realização de oficinas e programação cultural ao longo do ano. Ensaio aberto e gratuito às 14h no Bar São Jorge (Rua Matias Barbosa, 10 - Floresta).

Tchanzinho Zona Norte | Instagram
Pioneiro na retomada do carnaval de BH, o Tchanzinho é vibrante e político. Toca os sucessos do É o Tchan e outros axés que tocam na memória afetiva. Ensaio aberto e gratuito às 14h no Ursal Bar (Av. do Contorno, 3479 - Santa Efigênia). A entrada custa R$ 10 após as 16h.

Então, Planta! | Instagram
Tocado pelo Arboriza BH, um projeto de ativismo ambiental que promove plantio de árvores na cidade, o Então, Planta! é um ambiente acolhedor para famílias e crianças, com um cortejo leve que passa pelos pontos onde o projeto já plantou. O bloco toca axé, funk, rock, pagode, samba, sertanejo e MPB, adaptados para o carnaval. Ensaio aberto e gratuito às 15h30 no Zona (Rua Aarão Reis, 554 - Centro). 

Ziguiriguidum | Instagram
Bloco formado em 2018, conta com guitarra e baixo no apoio à bateria, o que facilita na transição do repertório que vai do axé ao pop rock e sertanejo. Ensaio aberto e gratuito às 16h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade).

Circulou | Instagram
Com nome inspirado em canção da Banda Eva, o Bloco Circulou é formado por pessoas que gostam e cuidam da região entre os bairros Castelo e Alípio de Melo. O repertório tem funk, axé, pop e samba transformados em músicas de carnaval. Ensaio aberto e gratuito às 16h30 na Praça dos Agricultores (Av. dos Engenheiros - Alípio de Melo).

Domingo (29/01)

Seu Vizinho | Instagram
Iniciativa nascida no Aglomerado da Serra, o bloco é também uma escola de artes que foca na transformação de realidade da juventude periférica. O desfile do bloco já é neste domingo (29). Concentração às 10h na caixa d'água perto da Escola Estadual José Mendes Júnior (Rua Doutor Camilo, nº 494). O cortejo segue pela Rua Nossa Senhora de Fátima, com dispersão na Vila Nossa Senhora da Conceição.

Garota eu vou pro Califórnia | Instagram
Bloco formado na Região Noroeste da capital, tem o nome em homenagem ao Conjunto Califórnia e à famosa canção de Lulu Santos. Ensaio aberto e gratuito, com participação do Bloco Trem du Bão, que toca Vander Lee, 14 Bis e Paulinho Pedra Azul em ritmo de carnaval. Presença confirmada da corte do carnaval de Belo Horizonte. A organização pede doações de itens de higiene pessoal, alimentos e produtos infantis, que serão encaminhados às famílias afetadas pelas fortes chuvas na Vila Califórnia e na Vila Chaves. De 11h até as 16h na rua da feirinha (Av. dos Clarins - Califórnia).

Beiço do Wando + convidados | Instagram
O bloco Beiço do Wando, dedicado ao repertório do cantor romântico mineiro, faz um grande ensaio aberto com participações dos blocos Me Beija que eu sou Pagodeiro, do músico Matheus Brant, e Asa de Banana, com repertório dividido entre Asa de Águia e Chiclete com Banana. De 10h às 18h no Mister Rock (Av. Tereza Cristina, 295 - Prado). Ingressos gratuitos disponíveis no Sympla (clique aqui), espaço sujeito a lotação. A produção pede doações de alimentos não perecíveis ou caixas de leite. 

Truck do Desejo | Instagram
Fundado e composto por mulheres lésbicas, bissexuais e não-bináries. O repertório dá destaque às canções da MPB compostas ou interpretadas por mulheres. Ensaio às 9h30 na Casa Fùnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade) 

Bruta Flor | Instagram
Composto inteiramente por mulheres, o bloco dedica seu repertório às canções de compositoras e compositores que vivem na Região Metropolitana de BH. Ensaio aberto e gratuito às 10h no Armazém do Campo (Av. do Contorno, 9894 - Barro Preto).

Lavô tá Novo | Instagram 
Dedicado às canções pop que marcaram desde a década de 1990 até os anos 2000, o bloco faz ensaio aberto e gratuito a partir das 11h no Debaixo da Tampa (Rua dos Guajajaras, 1019 - Centro). 

Tiozões do Pagode | Instagram
Repertório concentra sucessos do pagode de diferentes épocas, em especial os hits do começo dos anos 2000. Ensaio aberto e gratuito às 14h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade).

Chega o Rei | Instagram
Toca as canções que foram consagradas nas vozes de rainhas e reis da MPB. Ensaio aberto e gratuito às 14h no Mercado Cultural 145 (R. Frei Conceição Veloso, 145 - Alto dos Pinheiros). 

Afoxé Bandarerê | Instagram
O grupo cultural estuda o afoxé, manifestação popular e religiosa de matriz africana que tem muitas conexões com o carnaval. Também é responsável pela organização do Presente de Iemanjá, que acontece anualmente na Lagoa da Pampulha. O ensaio deste domingo é em preparação para esta festa, e acontece às 15h no Afro House (Rua Curvelo, 95 - Floresta). 

Andacunfé | Instagram
Bloco dedicado à obra e ao impacto cultural gerado pelo revolucionário Gilberto Gil. Ensaio aberto e gratuito às 15h na Garagem Maladezza (Rua Castelo Novo, 2 - Santa Efigênia).

Bethânia Custosa | Instagram
Fundado para brincar com a energia irradiante de Maria Bethânia, ao mesmo tempo que presta homenagem ao bairro de BH. Ensaio aberto e gratuito às 15h no Ursal Bar (Av. do Contorno, 3479 - Santa Efigênia).

Bloco Fúnebre | Instagram
Com o lema "enterrar as tristezas e ressuscitar a alegria", o bloco brinca com a ideia da morte desde as fantasias até o repertório, que tem alguns toques em marcha lenta. Ensaio aberto e gratuito às 16h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 - Saudade).