FecharX

Oficinas de frevo com professores do Recife ensinam dança e música no Memorial Vale

Manifestação popular que é patrimônio cultural da humanidade desembarca em BH no pré-carnaval



Créditos da imagem: Rafael Martins/DP/D.A Press
Main aulas de frevo em bh oficinas no memorial vale
Manifestação cultural que une dança e música em estilos únicos, frevo é assunto de duas aulas gratuitas
Redação Sou BH
02/02/23 às 07:34
Atualizado em 02/02/23 às 07:34

Maior joia do carnaval pernambucano e um patrimônio cultural da humanidade declarado pela Unesco, o frevo desembarca em BH na época de folia com oficinas no Memorial Vale, ministradas por professores da escola Paço do Frevo de Recife. Tratam-se de duas experiências aprofundadas, uma sobre a dança e outra sobre a música do frevo. As oficinas passam por aspectos históricos e sociais da manifestação cultural, explicam suas origens e de que maneira ela tornou-se um marco para a cultura popular daquele estado e do Brasil. A participação neste sábado (4/2) é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 3343-7317.

A oficina de dança é aberta ao público em geral, tem duração de duas horas e trabalha o frevo a partir das noções de consciência corporal, respeitando as particularidades de cada corpo. As pessoas são estimuladas a encontrar possibilidades diferentes de dançar, à medida em que aprendem os passos de frevo e as técnicas que a dança demanda – como as torções, transferências de peso, ginga e a relação entre equilíbrio e desequilíbrio. A aula é do professor Jefferson Figueirêdo, passista de frevo, mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA.

Já a oficina de música tem três horas de duração e é destinada para percussionistas e estudantes de percussão. A aula leva o nome 'Dos Terreiros aos Palcos', justamente por abordar o uso de ritmos oriundos das religiões de matriz africana e as adaptações que se fazem necessárias para levá-los aos palcos, com alguns exemplos práticos. O músico, professor e percussionista Gilberto Bala, responsável pela oficina, pesquisa os ritmos e as ligações entre o frevo e os toques de terreiro.

Oficinas de frevo
Sábado (04/02) às 15h no Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640 - Savassi)
Aula de dança para o público geral, aula de música para estudantes e músicos percussionistas
Inscrições gratuitas pelo telefone (31) 3343-7317