Carnaval 2025

Carnaval 2025 atrai 350 mil foliões em cidades históricas do interior de Minas

Folia 2025 reuniu milhões de turistas no interior de Minas e em Belo Horizonte


Créditos da imagem: Divulgação/Prefeitura de Diamantina
Carnaval mineiro bate recorde de turistas no estado em 2025 Carnaval mineiro bate recorde de turistas no estado em 2025

Duda Sperandio

|
05/03/25 às 13:18 - Atualizado em 05/03/25 às 17:44
compartilhe

O Carnaval 2025 foi icônico para Minas Gerais. Só até a segunda-feira (3), 350 mil pessoas já tinham participado das festas nas cidades históricas do interior do estado. Além disso, os números apontam recorde de ocupação hoteleira na capital, Belo Horizonte.

“O sucesso do Carnaval de Minas Gerais é resultado da união entre poder público, iniciativa privada e sociedade. Apostamos na cultura e no turismo como motores da economia e o resultado já aparece: cidades lotadas, turistas encantados e a certeza de que estamos construindo um dos maiores carnavais do Brasil.”

Leônicas Oliveira, secretário de Cultura de Minas Gerais

Em Belo Horizonte

O “Carnaval da Liberdade” em Belo Horizonte consolidou-se entre os maiores do Brasil e reuniu milhões de foliões nas ruas, reafirmando a identidade cultural da cidade.

A previsão do governo de Minas Gerais era de que, até o fim da festa, nessa terça-feira (4), mais de seis milhões de foliões tenham curtido o período na capital do estado.

Leia mais notícias sobre o Carnaval:

Revitalização do Carnaval no interior

Conforme o governo mineiro, o Carnaval do interior vive “renascimento”, resgatando festas tradicionais e impulsionando o turismo também entre aqueles que buscavam maior tranquilidade longe de folias.

Cidades como Paracatu, Capitólio e Furnas, todas na região do Mar de Minas, já haviam atingido 100% de ocupação hoteleira até a segunda-feira, enquanto a média geral era de 90%. As duas cidades são os principais destinos do “Carnaval da Tranquilidade”.

O Caparaó Mineiro, muito procurado entre os entusiastas do ecoturismo, também chegou a 100% de ocupação hoteleira, segundo o governo do estado, enquanto a taxa nas regiões de Mantiqueira de Minas, Santana dos Montes, Triângulo Mineiro, Vale do Jequitinhonha, Vale do Aço e Serra da Moeda estava em 90% até segunda.

Movimentação no aeroporto e na rodoviária de BH

A expectativa do Governo de Minas Gerais é que 215 mil passageiros tenham passado pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, região metropolitana da capital, no período de oito dias de 27 de fevereiro e 6 de março.

O dia de maior movimento foi a sexta-feira de Carnaval (28/2), em que o local recebeu 32 mil passageiros. O estado afirma que 182 vôos extras tiveram que ser programados para que a alta demanda fosse atendida.

Na Rodoviária de Belo Horizonte, 276 mil passageiros devem passar pelo terminal no período carnavalesco. O pico de movimento foi na sexta-feira (28/2), em que 30 mil viajantes, entre embarques e desembarques, estiveram no local.

*Com informações da Agência Brasil