Carnaval 2025

Restaurantes de BH apostam em adaptação de cardápios para agradar foliões no Carnaval

Hambúrgueres, massas e tropeiro estão entre as apostas para saciar a fome dos foliões durante o Carnaval


Créditos da imagem: (Foto: reprodução/pixabay)
Macarrão é uma das principais apostas dos restaurantes Macarrão é uma das principais apostas dos restaurantes

Maria Luíza Mendes

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18/02/25 às 18:06 - Atualizado em 19/02/25 às 11:47
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O Carnaval 2025 foi oficialmente aberto na última sexta-feira (14) e com isso os donos de bares e restaurantes em BH já começam a se preparar para receber os, aproximadamente, 6 milhões de foliões esperados.

Segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), cerca de 67% dos donos de restaurantes esperam que o faturamento deste ano seja maior que o do ano anterior. Para isso, comidas como hambúrguer, massa e até mesmo feijão-tropeiro tornam-se protagonistas em muitos estabelecimentos espalhados pela capital mineira.

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A principal estratégia utilizada, portanto, é pensar em comidas fáceis, de rápido preparo e que sejam substanciais. Ou seja, com uma pequena porção é possível saciar a fome de quem deseja aproveitar a folia por horas.

Outra grande estratégia adotada pelos estabelecimentos é investir no armazenamento das bebidas, garantindo que elas estejam sempre geladas e refrescantes. Graças à nova onda de calor, a Abrasel afirma que o faturamento dos bares deve subir pelo menos 15% em relação às épocas de temperaturas mais amenas.

Mão de obra

Apesar do aumento significativo no faturamento e da espera por um grande público, os donos de bares e restaurantes enfrentam o problema da falta de mão de obra para trabalhar durante o Carnaval. Segundo representante, o problema perdura ao longo do ano inteiro.

Outros setores

Outros dois setores que devem se favorecer do alto público esperado na capital mineira são os de hospedagem e o comercial. Os hotéis da região Centro-Sul contam com 90% de ocupação e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) aponta que 60% dos lojistas esperam aumentar seu faturamento neste ano.