FecharX

12ª Edição do “Festival I Love Jazz” celebra o centenário dos anos 20

Com o tema “Os Anos 20 Estão de Volta”, o Festival homenageará a era de ouro do jazz com diversas atrações na Praça do Papa



Créditos da imagem: BS Fotografias e André Fossatti
Main jazz2
Conteúdo Patrocinado
21/06/22 às 17:23
Atualizado em 21/06/22 às 17:23

Depois de dois anos de pausa por conta da pandemia, o Festival Internacional I Love Jazz está de volta. Nos dias 25 e 26 de junho de 2022, a Praça do Papa, em Belo Horizonte, recebe artistas renomados do jazz do Brasil e do exterior. O tema da 12ª edição é “Os Anos 20 Estão de Volta”, comemorando um século da era de ouro do estilo que conquistou o mundo. A partir das 15 horas do dia 25 de junho, até às 22 horas do dia 26, o clima da época dourada tomará conta da Praça, com muita música, dança e comida.

O evento é gratuito e conta com estrutura de banheiros, venda de alimentos e bebidas e acessibilidade com estacionamento, rampa e locais destinados para portadores de deficiência. Com cultura e diversão para toda família, confira a programação completa:

Sábado 25/6

  • 15h Aula de Lindy Hop com os BeHoppers

O Lindy Hop, primeiro estilo de swing dance, surgiu nos salões de baile do Harlem, em Nova Iorque, no final da década de 1920. É uma dança divertida, que te pede para entrar dentro de si, e encontrar expressões e movimentos únicos, trazendo isso para a pista. E para promover a cena hopper e o swing jazz no festival I Love Jazz, o grupo Be Hoppers comandará as aulas de dança gratuitas.

  • 16h Fizz Jazz

A Fizz Jazz é uma swing band ao estilo de New Orleans do início de século 20, tendo em seu repertório temas clássicos, dos blues às origens do Rock’n Roll. A banda tem se tornado presença constante nos principais clubes de jazz de São Paulo, com participações marcantes em alguns dos principais festivais de Jazz do Brasil.

  • 17h30 Juarez Moreira

Reconhecido como um dos maiores violonistas do Brasil, aclamado pela crítica no exterior (“New York Times”, “Billboard”) e por feras como Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Toninho Horta e Paquito D’Rivera, Juarez Moreira cresceu ouvindo jazz, bossa nova e a música brasileira dos anos 1950. Dono de técnica impecável, o guitarrista, compositor e arranjador mineiro tem se apresentado em diversos países e nos principais festivais e teatros.

  • 19h Dave Mackenzie Quintet

O saxofonista e clarinetista David Mackenzie é natural de Atlantic City e teve sua formação musical ao lado de nomes como George Mesterhazy, Bob Martin and Dennis Sandole. Depois de uma temporada de shows, ele se mudou com sua esposa Georgia para Orlando, em 1989. Desde então, ele tocou e fez arranjos para grupos como a Classic Jazz Band de Bill Allred, Michael Andrew, Heather Thorn e Vivacity, Orlando Jazz Orchestra, Dr. Phillips Jazz Orchestra e Kalinka Klezmer. 

  • 20h30 Happy Feet Big Band

A banda mineira Happy Feet Jazz Band, volta ao palco do I Love Jazz na sua formação Big Band. Com apresentações em diversas cidades brasileiras, dividindo palco com grandes nomes como a Orquestra Sinfônica de MG, o Coral Lírico de MG, Juarez Moreira, Bill Allred, Jeff Rupert, Mike Hashim, traz no seu repertório desde o jazz da década de 20 até o Soul da década de 60.

Domingo 26/6

  • 15h Aula de Lindy Hop com os BeHoppers

Segundo dia do aulão de Lindy Hop.

  • 16h Jazz Band Ball

Idealizada em 1984, a JAZZ BAND BALL é uma autêntica banda de Jazz tradicional que transita entre o Dixieland, o Revival e o Swing. Atua com ênfase nos tempos áureos do jazz de New Orleans e Chicago. Originou-se com o intuito de preservar e divulgar o Jazz autêntico de New Orleans e seus músicos pioneiros, perpetuando-os, porém, sem copiá-los. Por isso a Jazz Band Ball prima pela límpida execução, transmitindo assim o sentimento atemporal que essa arte promove. 

  • 17h30 Christiano Caldas

Christiano Caldas iniciou sua carreira musical aos 13 anos, sob a influência do pai, que também é músico. Com perfil multifacetado, atua como músico, engenheiro de áudio, arranjador e produtor musical, além de acompanhar como pianista e tecladista músicos de grande relevância, como: Milton Nascimento, Flávio Venturini, 14 Bis, Sá & Guarabyra, Chico Amaral, Wagner Tiso, entre outros.Para o I Love Jazz, Christiano Caldas preparou um repertório, com arranjos próprios para seu quarteto, só com músicas (nacionais e internacionais) dos anos 20.

  • 19h Ricky Riccardi

Ricky Riccardi é diretor do Louis Armstrong House Museum no Queens, em Nova Iorque. É autor dos livros “What a Wonderful World: The Magic of Louis Armstrong's Later Years” e “Heart Full of Rhythm: The Big Band Years of Louis Armstrong” (eleito “Melhor Livro de 2020” pela revista Jazz Times). Neste ano de 2022, ganhou o GRAMMY como melhores notas do álbum “The Complete Louis Armstrong Columbia and RCA Studio Sessions 1946-1966”. É também pianista e se apresentará no palco do I Love Jazz.

  • 20h30 Heather Thorn and Vivacity

A xilofonista canadense, naturalizada americana Heather Thorn e seu grupo Vivacity se destacam no cenário musical do jazz com apresentações notáveis no Museu do Jazz em Nova Orleans, The Suncoast Jazz Festival, diversas apresentações na Flórida além de se apresentarem com grupos como The Count Basie Orchestra, The Glenn Miller Orchestra, Ray Charles, Natalie Cole e The Mickey Mouse Club. A banda, que já se apresentou nos I Love Jazz em 2019, retorna para um novo show.

Serviço

Festival I Love Jazz “Os Anos 20 Estão de Volta”

Local: Praça do Papa

Datas: 25 e 26 de junho de 2022 

Horários: 15h às 22h