Cultura

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Anora’ são favoritos na votação do Oscar 2025

O longa americano 'Anora' se torna o favorito da principal categoria de premiação internacional e 'Ainda Estou Aqui' volta a ter grandes chances após polemicas envolvendo 'Emilia Pérez'


Créditos da imagem: Divulgação
Capa do filme Ainda Estou Aqui tem ganhado favoritismo à categoria de Melhor Filme Internacional

Maria Luíza Mendes

|
11/02/25 às 17:23 - Atualizado em 12/02/25 às 12:34
compartilhe

As votações para as premiações do Oscar 2025 se iniciam nesta terça-feira (11) e vão até o próximo dia 18. Os membros da Academia poderão votar em seus favoritos e escolher os campeões da edição de 2025.

A última etapa da premiação se inicia com uma grande reviravolta e com um novo favorito à categoria principal. ‘Anora’, longa estrelado por Mikey Madison, tem agradado aos críticos e ganhou honrarias nos principais ‘termômetros’ do Oscar, como o Critics Choice Awards, Prêmio do Sindicato dos Produtores (PGA) e Prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA). Somado a isso, “Ainda Estou Aqui” tem assumido o favoritismo como Melhor Filme Internacional.

Anora e sua surpreendente ascensão

Apenas três dias antes do início das votações para o maior prêmio do cinema mundial, a comédia dirigida por Sean Baker conquistou três premiações que já são previamente conhecidas por prever os resultados do Oscar 2025.

Grande parte dos integrantes do Sindicato dos Diretores e do Sindicato dos Produtores também são votantes na Academia, e nos últimos anos, apenas três filmes não venceram como Melhor Filme após ganharem as premiações pré-Oscar. É possível dizer também que diante deste cenário, Baker assume o favoritismo como diretor, que até então estava nas mãos de Brady Cobert, diretor de ‘O Brutalista’.

Mikey Madison não fica para trás. A disputa de Melhor Atriz, que antes poderia estar quase certa entre Demi Moore e Fernanda Torres, agora ganha uma forte concorrente.

As novas chances de ‘Ainda Estou Aqui’

Com a crescente do longa americano, o filme original Globoplay dirigido por Walter Salles parece perder espaço na categoria de Melhor Filme. Porém, ganha força na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa.

O musical francês ‘Emilia Pérez’ parecia muito próximo de alcançar o tão sonhado Oscar, mas após recentes polêmicas envolvendo a protagonista Karla Sofia Gascón, o filme perdeu forças entre os principais votantes da Academia, trazendo de volta o sonho brasileiro de conquistar uma categoria na premiação.

Leia mais

Nesta terça, ‘Ainda Estou Aqui’ ganhou em quatro categorias do Gold Derby Film Awards, premiação de renomada revista norte-americana. O longa venceu as categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor atriz e melhor filme internacional. Essa é apenas a segunda vez que um filme de língua não inglesa vence a categoria de melhor filme na premiação. A única outra vitória pertence a ‘Parasita’, ganhador do Oscar em 2020

O Oscar 2025 será realizado no dia 02 de março em Los Angeles e será transmitido ao vivo pela Rede Globo.