Cultura

Antes do Oscar 2026, ‘O Agente Secreto’ terá pré-estreia gratuita no CineBH 2025

Longa premiado em Cannes abre a 19ª Mostra Internacional de Cinema de BH no dia 23 de setembro, em sessão especial gratuita


Créditos da imagem: Divulgação / O Agente Secreto
Mostra Internacional de Cinema acontece de 23 a 29 de setembro com programação gratuita em oito espaços da capital Mostra Internacional de Cinema acontece de 23 a 29 de setembro com programação gratuita em oito espaços da capital

Maria Clara Landim

|
16/09/25 às 07:34 - Atualizado em 16/09/25 às 11:15
compartilhe

A capital mineira, nos dias 23 a 29 de setembro, se prepara para a 19ª Mostra Internacional de Cinema – CineBH e o 16º Brasil CineMundi, encontro internacional de coprodução. A abertura do evento será com o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, premiado no Festival de Cannes deste ano nas categorias de melhor direção, melhor ator para Wagner Moura e melhor filme pelo júri da crítica.

Leia também:

A sessão será realizada em 23 de setembro, às 20h, no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec, com ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes.

Os eventos da mostra, promovidos pela Universo Produção, integram o programa Cinema sem Fronteiras 2025 e contam com uma programação totalmente gratuita, distribuída em oito espaços culturais da cidade.

Pré-estreia de impacto

O filme, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, só chega aos cinemas em novembro, mas o público mineiro terá a chance de assistir antes durante o CineBH.

Ambientada em Recife durante o Carnaval de 1977, a trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que tenta recomeçar a vida após um passado violento em São Paulo. Mas, ao chegar à capital pernambucana, percebe que está sendo espionado por vizinhos, mergulhando em um novo clima de tensão.

Além de Moura, o elenco conta com Carlos Francisco, ator mineiro homenageado nesta edição do festival. Nascido em Belo Horizonte em 1961, Francisco construiu uma carreira marcada pela versatilidade e pela presença marcante em produções do cinema brasileiro contemporâneo. Ele ficou conhecido do grande público por papéis de destaque, como Damiano em “Bacurau” (2019) e Wellington em “Marte Um” (2022).

Na homenagem preparada pelo CineBH, serão revisitados papéis que marcaram a filmografia do ator, reconhecido pela habilidade em unir gestos sutis, força dramática e sensibilidade afetiva.

Cinema sem Fronteiras

O CineBH e o Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras, projeto da Universo Produção que também engloba a Mostra de Cinema de Tiradentes e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. A proposta é criar uma rede de difusão, reflexão e formação em torno do audiovisual brasileiro e internacional.

Serviço

Quando: 23 a 29 de setembro

Onde: Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec e mais oito espaços da capital mineira

Ingressos: gratuitos retirados pelo CineBH