FecharX

Após adiamentos, Biblioteca Pública Estadual é reaberta ao público em BH

A biblioteca e o prédio anexo possuem um acervo com 500 mil itens entre livros, revistas e jornais históricos



Créditos da imagem: Cristiano Machado - Imprensa MG
Main apo%cc%81s adiamentos  biblioteca pu%cc%81blica estadual e%cc%81 reaberta ao pu%cc%81blico em bh
Esta é a primeira vez, depois de quatro anos, entre obras de revitalização, interrupções e adiamentos, que a área está integralmente acessível aos visitantes
Redação Sou BH
30/01/23 às 07:31
Atualizado em 30/01/23 às 10:28

Símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no Circuito Liberdade, será reaberta totalmente ao público, a partir desta segunda-feira (30/1). Esta é a primeira vez, depois de quatro anos, entre obras de revitalização, interrupções e adiamentos, que a área está integralmente acessível aos visitantes.

A biblioteca e o prédio anexo possuem um acervo com 500 mil itens entre livros, revistas e jornais históricos e é gerida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). 
“O acervo é imenso, com coleções do período imperial, coleções que vieram de Portugal, os grandes poetas e literatos da história da cultura mineira, todos à disposição da população de Minas Gerais”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, durante a cerimônia de reabertura na última sexta-feira (27/1).

De acordo com o Governo de Minas, foram investidos R$ 2 milhões na revitalização da Biblioteca Pública Estadual. Uma das novidades é a inauguração do espaço Geek, voltado à cultura nerd e que ainda tem algumas etapas a serem concluídas em fevereiro, como a distribuição completa do acervo de quadrinhos.

Visitas



A Biblioteca Pública Estadual presta atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto em feriados.

As consultas à Hemeroteca Histórica, Coleções Especiais e ao jornal Minas Gerais estão sendo realizadas mediante agendamento pelos e-mails: mineiriana.biblioteca@secult.mg.gov.br, xerox.biblioteca@secult.mg.gov.br e hemeroteca.biblioteca@secult.mg.gov.br.