FecharX

Aquilombar: novo espaço cultural de BH estreia com pagodão baiano e samba raiz

Estabelecimento surge com a missão de abraçar e promover a diversidade cultural, dando voz e espaço a artistas negros, periféricos e da comunidade LGBTQIAPN+



Créditos da imagem: Carol Guedes
Main aquilombar  novo espac%cc%a7o cultural de bh estreia com pagoda%cc%83o baiano e samba raiz
"Vamos promover uma conexão com vários territórios do Brasil, ressaltando nosso protagonismo, convidando esses artistas a conhecerem e fortalecerem a cena cultural e artística da cidade", explica Fatini Forbeck, sócia-fundadora da iniciativa
Thiago Alves
01/11/23 às 06:21
Atualizado em 01/11/23 às 06:21

A cena cultural de Belo Horizonte ganha um novo e vibrante capítulo com a inauguração da casa Aquilombar, que abre suas portas nesta quinta-feira (2/11), a partir das 14h, com o encontro nos palcos do Bloco Swing Safado com o cantor O Poeta, artista que teve uma ascensão meteórica no cenário do pagodão baiano. 

A noite ainda reserva espaço para o grupo Simplicidade, que trará o clássico ambiente das rodas de samba, e a cantora Fran Januário, que destaca a força da mulher negra com sua voz potente. A DJ Kingdom completa a lista, trazendo um setlist que é uma verdadeira celebração da cultura musical afro-brasileira e mundial.

Localizada na rua Itapecerica, no bairro Lagoinha, a casa não se limita a ser apenas um local de eventos. Ela surge como um empreendimento de impacto sociocultural, com a missão de abraçar e promover a diversidade cultural, dando voz e espaço a artistas negros, periféricos e da comunidade LGBTQIAPN+.

"A casa não se chama Aquilombar à toa, nossa ideologia central é o aquilombamento, o axé, e o proceder preto. A partir disso, a proposta é receber um line que represente a população, com destaque para a música de artistas pretos. Nossa ideia é proporcionar um frescor na cena de BH, trazendo a diversidade na prática, exaltando pessoas pretas, periféricas, indígenas e da comunidade LGBTQIAPN+ e ampliar isso de várias formas, apresentando samba, reggae, música eletrônica, forró, pagodão baiano", destaca Fatini Forbeck, sócia-fundadora da iniciativa. 

Além da inauguração, a casa já tem uma agenda repleta de eventos que prometem agitar o mês de novembro. Entre eles, a festa Trava, que celebra a expressão de corpos trans e não binários, o Forró da Gente, que promete um autêntico arrasta-pé, e o Quilombo do Samba, que traz o samba como voz da cura e da tradição negra. A comediante Jacy Lima também está entre as atrações, prometendo uma noite de humor e reflexão.

A Aquilombar se estabelece como um espaço de intercâmbio cultural, quebrando a lógica do eixo Rio-São Paulo e valorizando as produções locais e de outras regiões do país. A casa cultural abre suas portas não apenas para o entretenimento, mas como um ponto de encontro para o fortalecimento da cena artística e cultural de Belo Horizonte, projetando um futuro onde a diversidade e a inclusão são não apenas celebradas, mas fundamentais para a identidade do espaço.

Aquilombar
Funcionamento às terças, sextas, sábados e aos domingos (ou mediante agenda da casa)
Rua Itapecerica, 865, Lagoinha - Belo Horizonte
Programação completa e ingressos para os eventos no Instagram @aquilombar_bh