Cultura

Atlântica Banda lança álbum com show gratuito na Ocupação Dandara, em BH

'Que Sorte' ganha o palco em evento aberto na Região da Pampulha, no sábado (12)


Créditos da imagem: Tamás Bodolay/Divulgação
Ludmilla Rodrigues é a voz da Atlântica Banda, que nasceu dos encontros de músicos integrantes do Bloco Roda de Timbau

Redação Sou BH

|
08/10/24 às 20:08
compartilhe

Álbum de estreia da Atlântica Banda, ‘Que Sorte’ (2024) ganha show de lançamento neste sábado (12 de outubro), feriado, às 17h, na Ocupação Dandara (Av. Dandara, 177 – Trevo). A apresentação leva a música autoral do grupo, que transita por ritmos da cultura preta, a uma das comunidades mais tradicionais no movimento de luta por moradias da capital mineira, com 15 anos de história. “Partimos de um posicionamento artístico-político mencionado no verso de Bituca: ‘O artista tem que ir aonde o povo está'”, contextualiza o bateria Pedro Thiago, o PT. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

    Veja também: Orquestra Sinfônica Heliópolis convida Rafael Cesário em concerto gratuito 

Nascida a partir de encontros do bloco de carnaval Roda de Timbau, a banda reúne em canções inéditas diversas influências da música popular afro-diaspórica, em repertório que passa por ijexá, samba-reggae, blues, salsa e cumbia. “Ainda que exista uma lacuna sociocultural-geográfica entre a realidade dos integrantes da Atlântica e de comunidades como a Dandara, a música que tocamos é basicamente negra, assim como a totalidade das pessoas viventes em situações de risco social”, complementa PT.

Antes do lançamento oficial na comunidade da Pampulha, o disco ‘Que Sorte’ teve uma noite de pré-lançamento no Escadão do Esplanada, espaço público na Região Leste da capital. “Foi uma noite deliciosa em que pudemos celebrar a nossa música com os fãs e amigos”, comemora Pedro Thiago. Além de PT na bateria, a Atlântica Banda é formada por Ludmilla Rodrigues (voz), Jonatah Cardoso (guitarra), Felipe dos Santos (baixo) e Pedro Gontijo (percussões).