Cultura

BDMG Cultural abre inscrições para o ‘Jovem Instrumentista 2021’

Serão selecionados 10 jovens músicos de até 25 anos que vão receber uma bolsa de tutoria de 30 horas, no período de cinco meses, com profissionais escolhidos pelos candidatos


Créditos da imagem: Élcio Paraíso
Ate o dia 25 de junho, o edital e o formulário de inscrição online estão disponíveis, gratuitamente, no site www.bdmgcultural.mg.gov.br

Redação Sou BH

|
24/05/21 às 14:52
compartilhe

Estão abertas as inscrições para o programa Jovem Instrumentista 2021 do BDMG Cultural. Ao todo, serão selecionados 10 jovens instrumentistas de até 25 anos que vão receber uma bolsa de tutoria de 30 horas, no período de cinco meses, com profissionais escolhidos pelos candidatos. 

“Este é o segundo ano em que fazemos o programa transformando suas atividades em acompanhamentos online. Tem sido um desafio e também é muito importante para a continuidade do Jovem Instrumentista e para que aqueles que estão se formando possam usar este momento tão singular pelo qual estamos passando para se aprimorarem e criarem novas interlocuções artísticas. Além disso, o acompanhamento à distância permite que mais jovens de todas as regiões do Estado possam acessar a possibilidade de tutoria”, ressalta Gabriela Moulin, diretora-presidente do BDMG Cultural.

Para Beth Santos, coordenadora de música do BDMG Cultural, “o programa Jovem Instrumentista revigora a música mineira com novos instrumentistas e tem como objetivo primordial aprimorar a técnica da performance de jovens músicos. Este aprimoramento abre caminhos e novos horizontes para músicos intérpretes. Em 2002, quando o programa foi criado, o músico Renato Andrade, um dos maiores mestres da viola caipira, foi um dos tutores do programa e disse: ‘Fernando Sodré é bom demais! Ele é um forte candidato a me suceder. Assim como o Almir Sater e o Biancardini'”, recorda.

Ate o dia 25 de junho, o edital e o formulário de inscrição online estão disponíveis, gratuitamente, no site www.bdmgcultural.mg.gov.br.