FecharX

Belo Horizonte vira canção na voz de Artur Araújo e Toninho Horta

O single possui uma letra que discorre do sentimento de paixão e encantamento pela cidade e o seu contorno



Créditos da imagem: Paulo Ti
Main pauloti prancheta 1
O single tem lançamento nacional neste sábado (2) em todas as plataformas digitais
Redação Sou BH
01/10/21 às 13:08
Atualizado em 01/10/21 às 13:08

Berço de movimentos musicais eloquentes como o Clube da Esquina, a capital dos mineiros foi – e continua sendo – musa inspiradora para artistas e compositores. Não é por nada que ‘Belo Horizonte’ se torna fruto da parceria inédita de Artur Araújo com Toninho Horta, em um trabalho musical expressivamente emocionante. O single, em lançamento nacional neste sábado (2) em todas as plataformas digitais possui uma letra que discorre do sentimento de paixão e encantamento pela cidade e o seu contorno, uma mistura de presença e de saudade.

Há quase 10 anos, o cearense Artur Araújo, em sua primeira visita à Minas Gerais, teve a oportunidade de conhecer Toninho Horta de perto. Daí em diante a amizade ganhou força e, de lá pra cá, os dois nunca perderam o contato. “Mas foi em 2019, quando me mudei para BH, que recebi um convite dele para fazer parte da equipe de apoio e produção do Instituto Maestro João Horta. Foi aí que começamos a trabalhar juntos com um movimento musical chamado ‘Além das Montanhas’. E, por intermédio deste trabalho, aproveitei para convidá-lo a fazer parte deste single que será uma das faixas do meu novo disco que será lançado ainda neste ano. Ele havia gostado da música que é uma composição minha com o Edelson Pantera, que logo aceitou o convite e, na oportunidade, se ofereceu para assumir a direção musical da faixa”, comenta o artista.

Nascido na interiorana Sobral, uma das mais importantes sedes metropolitanas do Ceará, Artur Araújo é compositor, instrumentista, cantor e pesquisador musical. Possui 13 anos de carreira e já se apresentou em palcos importantes pelo Brasil, dentre eles, o Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto; Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte; Conservatório de Música UFMG e no Museu Clube da Esquina, ambos considerados points nacionais da musicalidade brasileira, também localizados na capital de Minas Gerais. Um dos momentos mais especiais da carreira, segundo Artur, foi ao se apresentar no Beco das Garrafas, joia da noite carioca onde Elis Regina estreou nos palcos.

Certamente, o ano de 2021 torna-se marcante para a trajetória musical e vida de Artur Araújo ao preparar para o seu primeiro álbum autoral. “Ainda não posso dar muitos detalhes, pois o projeto está quase saindo do forno. Será um trabalho totalmente inédito, da forma que tanto sonhei desde muito antes de sair de Sobral pra vir morar em BH. São várias faixas lindas, e fiz questão de escolher dois singles para anunciar a chegada desse disco que foi preparado com muita paixão, dedicação, algo realmente fantástico. O single ‘Belo Horizonte’, por exemplo, tem letra e arranjos belíssimos. Estou muito feliz”, descreve.

Conheça também a letra da canção, a seguir:

“Horizonte, caminhando pela cidade
Na calmaria da paisagem
Procuro por você
Tudo belo, eu vejo horizonte claro

Em cada movimento raro
Procurando você
Avenida, na linha da Contorno os carros
Eu já morei naquele bairro com você

Alegria, que sei a vida continua
Eu passo pela mesma rua, sonhando com você
Alegria, eu sei que a vida continua
Eu passo pela mesma rua, sonhando pra te ver”.

Sobre Artur Araújo 


Uma das mais novas promessas da música popular brasileira, Artur Araújo constrói a sua sonoridade e estilo advindos de um talento próprio. O artista leva seu amor pela musicalidade, unindo o Nordeste à Minas Gerais e, vice-versa, pela sua paixão pela musicalidade, pela natureza, pela arte, ganhando o carinho de admiradores por onde se apresenta e também por artistas. Artur Araújo faz parte da nova geração do Clube da Esquina, que é uma terceira representação de artistas, letristas e compositores que seguem a estrada levando o legado de uma geração que marcou a história da música mineira para o mundo.

Sobre Toninho Horta

Um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do Clube da Esquina ao lado de Milton Nascimento, Fernando Brant, Lô Borges, Beto Guedes, Márcio Borges e Wagner Tiso, Toninho Horta é unanimidade entre críticos e pelo público nos aspectos de qualidade musical. Compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor, Toninho Horta é natural de Belo Horizonte.