FecharX

BH recebe a 21ª edição do Festival Mundial de Circo

Programação tem “Mostra de Cenas Circenses”, oficina de palhaçaria e exposição itinerante de fotografias



Créditos da imagem: @pedrolivephoto
Main espet%c3%a1culo radio variete foto  pedrolivephoto
Redação Sou BH
04/08/22 às 09:28
Atualizado em 04/08/22 às 09:28

De 4 a 11 de agosto, o Festival Mundial de Circo chega à sua 21ª edição e volta ao calendário cultural de Belo Horizonte no formato presencial. A programação oferece a “Mostra de Cenas Circenses” com trabalhos autorais de 10 artistas originários do Brasil, Colômbia e Canadá, oficina de palhaçaria e uma exposição itinerante de fotografias que resgata os mais de 20 anos do festival. Em turnê por Minas Gerais para comemorar os seus 25 anos de história, o Grupo LaMínima, de São Paulo, também participa do evento, com apresentações de espetáculos nas ruas e praças, e o lançamento do livro “Domingos Montagner: o espetáculo não para”, escrito por Oswaldo Carvalho, a partir de uma vasta pesquisa documental sobre a vida e a carreira do ator, que desempenhou um papel importante no renascimento do circo no Brasil.

As atividades acontecem no Galpão Cine Horto, no Instituto HaHaHa, na Praça Duque de Caxias, Praça Carlos Chagas, no Parque Municipal e no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro, no Centro. A programação completa está no site www.festivalmundialdocirco.com.br.

“O Festival Mundial de Circo reúne artistas nacionais e internacionais desde 2001, com o objetivo de fomentar e valorizar a arte circense, que é universal. Depois de 19 anos realizando um festival com as grandes estruturas que o circo exige, em 2021, nos deparamos com um desafio: fazer a 20ª edição em um formato virtual que de fato alcançasse o público. Então, em julho, criamos uma plataforma com todos os atributos estéticos do circo, montamos uma programação com 22 trabalhos de artistas originários do Brasil, Canadá, Espanha, França, Holanda e Uruguai, e tivemos uma plateia on-line de 20 mil pessoas, reafirmando a força e resistência do circo. Agora, está na hora de voltarmos para as praças, ruas e palcos da cidade”, diz Fernanda Vidigal, idealizadora e coordenadora do Festival Mundial de Circo.

Mostra de Cenas Circenses

A “Mostra de Cenas Circenses” desta edição reúne artistas do Brasil, da Colômbia e do Canadá, com números autorais curtos (até 5 minutos) que trazem uma diversidade de estética, estilo e técnicas da arte do circo, como o malabarismo, o trapézio, a palhaçaria, o equilíbrio, o ilusionismo, o contorcionismo entre outras. O talento de cada artista poderá ser visto pelo público em um único espetáculo, montado por um diretor convidado. “A plateia não irá assistir aos números individuais, mas a um espetáculo, com uma hora de duração, e todos os recursos necessários: cenário, luz, trilha, mestre de cerimônias. Dedicamos dois dias para ensaios, com todos os artistas e o diretor convidado. Esse processo de montagem possibilita a troca de experiências e estimula o intercâmbio na arte circense”, explica Fernanda Vidigal.

O diretor convidado é o multiartista Ronaldo Aguiar, do Recife, nome referência do circo brasileiro, com passagens por companhias conceituadas como ‘Circo Roda’, ‘Circo Marcos Frota’, ‘Circo Zanni’, ‘Academia Brasileira de Circo’ e ‘Circo Mínimo’, além do ‘Universoul Circus’ nos EUA. “O Ronaldo Aguiar transita por diversos gêneros das artes cênicas. Além de diretor, é bailarino, coreógrafo, ator, palhaço e artista circense. A montagem do espetáculo irá possibilitar uma troca muito rica, permeada por diversas linguagens”, afirma Fernanda. A “Mostra de Cenas Circenses” acontecerá no Galpão Cine Horto, nos dias 06 e 07 de agosto (sábado, às 21h, e domingo, às 19h). Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) e poderão ser adquiridos no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro 1 horas antes do início do espetáculo (sujeito à lotação do espaço).

Palhaçaria clássica

O Grupo LaMínima, de São Paulo, conhecido pela palhaçaria clássica combinada com números de dança, acrobacia cômica e excêntricos musicais, completa 25 anos de trajetória em 2022 e comemora com a circulação de seus espetáculos por vários estados, incluindo Minas Gerais. A Belo Horizonte, o grupo traz o seu repertório como parte da programação do Festival Mundial de Circo, para apresentações gratuitas em espaços públicos da cidade. “O LaMínima faz parte da história do festival, com participações desde a primeira edição. Retornar com as apresentações dos espetáculos do grupo é um privilégio desta edição”, afirma Fernanda Vidigal.

Para Luciana Lima, atriz e diretora do LaMínima, participar do Festival Mundial de Circo foi muito importante para carreira artística do grupo. “Estamos no Festival desde a primeira edição, em 2001, quando ganhamos em 1º lugar na Mostra Internacional de Número Circense, com número acrobático e trapézio das bailarinas, o que gerou o convite para participarmos da competição de número circense no Festival de Cirque de Demain em Paris, 2002.  Pessoalmente, me arrisco a dizer que o Festival Mundial de Circo foi uma ‘grande madrinha’ para o LaMínima. Participar pela primeira vez de um festival de circo, em meio a tantos grupos, trupes, artistas que ali eram referências e inspirações do grupo, foi como um grande batismo, que deixou suas bênçãos para uma vida longa, próspera e potente artisticamente. Estarmos de volta ao Festival e na comemoração dos nossos 25 anos é muito gratificante. A plateia poderá revisitar alguns dos nossos espetáculos e conferir a um trabalho inédito na cidade, que é o Circo Charanga”, conta Lucina Lima.

O público poderá assistir, de graça, a trabalhos que consagraram o LaMínima como um dos principais grupos circenses do país: dia 04 de agosto, quinta-feira, às 12h, no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro - espetáculo RÁDIO VARIÉTÉ: três artistas do teatro de variedades num local público começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais.

Dia: 05 de agosto, sexta-feira, às 19h30, na Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza - espetáculo LUNA PARKE: um parque ambulante apresenta aos visitantes, um acervo com as mais fantásticas atrações: “Monga a Mulher Gorila”, “Johnny o Homem - Bala” e muitas outras surpresas! Dia: 07 de agosto, domingo, às 11h, na Praça Carlos Chagas, bairro Santo Agostinho - espetáculo CIRCO CHARANGA (inédito em BH): três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos.

Dia: 11 de agosto, quinta-feira, às 9h no Parque Municipal (Av. Afonso Pena 1377) - espetáculo REPRISE: prontos para iniciar sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de muitas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar o trabalho juntos. O acesso às apresentações nas ruas e praças é livre. Para assistir ao espetáculo no Parque Municipal é necessário retirar ingresso pelo site www.sympla.com.br.

Exposição itinerante

Uma exposição itinerante de fotografias revista a trajetória do Festival Mundial de Circo, a partir de 25 registros das 20 edições do evento. As fotos serão impressas em tecidos e “penduradas em um grande varal” nas ruas e praças durante as apresentações do Grupo LaMínima. A programação conta, ainda, com a oficina gratuita “Palhaçaria e Comicidade Física”, ministrada pelo LaMínina.  As aulas acontecerão nos dias 08 e 09 de agosto, no Instituto HaHaHa (Rua Estrela do Sul, 126, Santa Tereza), de 17 às 20h. Para participar é necessário inscrição por meio de formulário pelo link: https://forms.gle/2Qm8yVfM6XdDNR8b9. Inscrições abertas até 1 de agosto.

No dia 06 de agosto, sábado, às 19h30, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui 3613, Horto) o festival recebe o lançamento do livro "Domingos Montagner – O espetáculo não para", a partir de uma vasta pesquisa documental e de entrevistas com 80 parentes, amigos, artistas e parceiros de todas as fases da carreira de Domingos. “A ideia de criar um livro sobre Domingos surgiu de uma conexão quase metafísica que estabeleci com ele. Ao longo do processo, fui me dando conta de que essa conexão se deu por afinidades preexistentes, principalmente do ponto de vista da forma de ver o mundo e de lidar com as pessoas e com a arte. Almas de artistas são atraídas para o mesmo lugar”, conta Luciana Lima, esposa de Domingos Montagner.

Escrito por Oswaldo Carvalho, o livro traz mais de 150 fotos, muitas delas inéditas, do acervo pessoal do ator, cedidas pela esposa Luciana Lima e pelo irmão Francisco Montagner. O leitor ainda tem a chance de conhecer o talento de Domingos como desenhista (outra das atividades que exerceu), a partir de ilustrações que fez ao longo da vida. O resultado é uma biografia repleta de imagens, narrada como se fosse um romance, com reviravoltas, surpresas e passagens emocionantes. “Falar sobre Domingos é falar sobre o espírito do mundo, do que nos anima a viver essa experiência humana através da arte. Então, convidei o jornalista Oswaldo Carvalho para contar essa história, por seu talento para escrever com a clareza e a riqueza de detalhes que ela exigia. O livro é o registro de sua trajetória e inspiração para as gerações seguintes”, conclui Luciana Lima.

Lançamento de livro

Para Fernanda Vidigal, receber o lançamento do livro do Domingos no Festival Mundial de Circo é um presente. “É uma honra ser palco da história de um artista tão generoso, que sempre participou e incentivou o Festival Mundial de Circo, desde a primeira edição. Uma característica marcante do Domingos era a sua generosidade, com todas as pessoas. Ele era um mestre, comandava a sua trupe com muito cuidado, sabedoria e carinho. Se entregava e amava muito o que fazia. O Domingos era um artista completo, na sua competência e na sua forma de conviver com todos os que o rodeavam. E ele deixou esse legado para o Festival”, lembra Fernanda Vidigal.

Serviço
21º Festival Mundial de Circo
4 a 11 de agosto
Programação completa em www.festivalmundialdocirco.com.br