FecharX

CAMA retorna às atividades e oferece especialização gratuita em teatro musical

O curso, focado nas Artes Cênicas, Música e Dança, ainda garante a participação em montagens da Cyntilante Produções, com temporadas em BH, SP e RJ



Créditos da imagem: Allan Calisto Fotografia
Main foto  allan calisto cria fotografia 410 final
Redação Sou BH
03/02/20 às 19:00
Atualizado em 03/02/20 às 19:00

Após um hiato de três anos com as portas fechadas, o CAMA - Centro de Atividades Musicais Artística - retoma suas atividades, oferecendo formação gratuita para artistas que se interessam em ingressar no teatro musical. As inscrições são para maiores de 18 anos. Os participantes ainda terão a possibilidade de participar de dois espetáculos produzidos pela Cyntilante Produções. 


A proposta, segundo o coordenador pedagógico da CAMA e diretor e produtor cultural da Cyntilante Produções, Fernando Bustamante, é reciclar os conhecimentos dos artistas nas áreas de Artes Cênicas, Música e Dança, atendendo uma demanda antiga na capital. Durante a especialização os artistas terão acesso a disciplinas de interpretação, canto e dança para ampliar as habilidades nos três segmentos.


O Curso de Especialização em Teatro Musical é formado por profissionais conceituados de Minas Gerais, com atuação no cenário de teatro musical. Ao final do processo, os alunos terão a oportunidade de integrarem duas montagens profissionais da Cyntilante Produções, com temporadas em 2020 nos estados de São Paulo, Rio de janeiro e Belo Horizonte. 


No primeiro semestre, um grupo de dez artistas participará da montagem da opereta infantil João e Maria, adaptada da Ópera homônima do alemão Engelbert Humperdinck. Já no segundo, grupo integra a criação de uma Ópera Rock Infantil, com tema ainda não definido. 


As inscrições estão abertas até 14 de fevereiro e devem ser feitas pelo site. Podem se inscrever artistas profissionais ou com formação técnica/acadêmica concluída. Os candidatos serão escolhidos mediante análise de currículo e audição. Serão selecionados um total de 20 alunos, com idade mínima de 18 anos.


CAMA

O Centro de Atividades Musicais e Artísticas (CAMA) é o primeiro espaço na cidade de Belo Horizonte voltado especificamente para a formação, reciclagem, aperfeiçoamento, convivência, intercâmbio e apresentação de artistas e técnicos, estudantes, profissionais ou amadores do Teatro Musical. É um local de integração entre os segmentos das artes cênicas (música, teatro e dança), inseridos nas disciplinas dos cursos e oficinas oferecidos pela escola, onde o aluno será preparado para atuar, cantar e dançar.

 

Cinco espetáculos profissionais foram montados com os formandos do CAMA desde a sua fundação: Lua de Babel (2013), Dois Perdidos numa Noite Suja (2014), A Princesa Frida (2015), O Reino dos Gatos (2016), Clímax (2017). A escola, que paralisou as atividades em 2017, abre novamente as portas em 2020, oferecendo gratuitamente o Curso de Especialização em Teatro Musical.