Cultura, Economia

Carnaval 2025: saiba como se proteger ao usar cartão por aproximação

Apesar da festa, Carnaval também traz a necessidade de alguns cuidados por parte dos foliões


Créditos da imagem: PBH/Léo Lara
Carnaval de Belo Horizonte mobiliza milhares de foliões Carnaval de Belo Horizonte mobiliza milhares de foliões

Duda Sperandio

|
08/01/25 às 13:02 - Atualizado em 08/01/25 às 16:14
compartilhe

Carnaval 2025 de BH já está batendo na porta. A festa oficial está prevista para acontecer entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março, segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Por isso, é hora de se proteger contra golpes financeiros que surgem durante a folia.

Assim como o Pix, o pagamento com o cartão de débito ou crédito por aproximação facilitou a vida de todo mundo pela agilidade na hora do pagamento, porém, no Carnaval, a modalidade acaba sendo uma estratégia para fraudes financeiras.

Isso porque, quanto mais usuários utilizam o pagamento por aproximação, maior o risco de fragilidade dos dados e exposição a fraudes. Confira algumas dicas para se proteger nos bloquinhos e curtir o Carnaval 2025 com segurança:

Atenção às maquininhas de cartão

Verifique o valor e os dados da compra na hora de realizar qualquer pagamento. O golpe do valor errado na maquininha e o furto de dados durante o pagamento são fraudes comuns em eventos superlotados como o Carnaval. 

Monitore suas contas bancárias

Verifique regularmente as movimentações bancárias para identificar atividades suspeitas, e relate qualquer transação não autorizada ao banco imediatamente. No aplicativo do banco, lembre-se de ativar as notificações de transações. 

Cuidado com suas informações

Não compartilhe informações sensíveis e pessoais, como senhas e PINs, com ninguém. Além disso, ao expor esses dados em público no caso de estar comprando bebidas na rua, por exemplo, fique atento ao redor. 

Leia também: 

Para utilizar o Pix, é importante conferir os dados do destinatário antes de realizar qualquer transação e utilizar senhas complexas para as chaves Pix.

No caso dos comerciantes, também é preciso ficar de olho nos possíveis golpes e se proteger durante o Carnaval. Sendo assim, garanta que os sistemas de pagamento tenham as últimas atualizações de segurança e configure as maquininhas evitando alterações não autorizadas.