FecharX

Casa Fiat de Cultura celebra dias da fotografia e do patrimônio

Ação está dentro do projeto Encontros on-line do mês de agosto



Créditos da imagem: Patrick Arley
Main registro de patrim%c3%b4nio imaterial patrick arley  2
Redação Sou BH
08/09/20 às 18:38
Atualizado em 08/09/20 às 18:38

Em agosto, celebram-se duas manifestações culturais: o Dia do Patrimônio (17) e o Dia da Fotografia (19). A Casa Fiat de Cultura abordará as duas temáticas no Encontros com o Patrimônio deste mês, que será realizado no domingo, 16 de agosto, das 11h às 12h30. A historiadora e educadora da instituição, Ana Carolina Ministério, convida o antropólogo e fotógrafo Patrick Arley para um bate-papo on-line sobre “Patrimônio e Fotografia: registros de memórias e identidades”. A transmissão será ao vivo e a participação é gratuita, com inscrição pela plataforma da Sympla.

A historiadora Ana Carolina Ministério vai apresentar a potência documental da fotografia, como registro de histórias familiares e das cidades, e discutir como o pensamento moderno impactou áreas urbanas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a partir de registro dos fotógrafos Militão Augusto de Azevedo, Marc Ferrez e Wilson Baptista. 

Em seguida, Patrick abordará as concepções que formam e informam as políticas patrimoniais, as narrativas visuais e as relações históricas entre a fotografia e os povos subalternos. Eles destacam, ainda, pontos sobre fotoetnografia, ética e registros dos povos tradicionais contemporâneos.