FecharX

Casa Fiat de Cultura lança kit para ampliar o acesso de pessoas com deficiência

A obra “Civilização Mineira” de Candido Portinari foi reproduzida em relevo, em tamanho reduzido, para apreciação tátil



Créditos da imagem: Taiane Costa
Main casa fiat de cutura kit acessibilidade detalhe pe%c3%a7a t%c3%a1til taiane costa
A peça tátil será acompanhada por um caderno educativo, impresso em braille e texto ampliado, com a descrição comentada da obra, e um link para acesso aos conteúdos digitais
Redação Sou BH
21/09/21 às 11:45
Atualizado em 21/09/21 às 11:45

Nesta terça-feira (21) é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. E para ampliar o acesso de pessoas deficientes à obra “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, maior painel do artista em Minas Gerais e que está em exposição permanente no hall de entrada da Casa Fiat de Cultura, a instituição vai distribuir kits de acessibilidade “Portinari para apreciação tátil e auditiva" para entidades que atendem pessoas cegas e surdas em Belo Horizonte.

A obra de Candido Portinari foi reproduzida em relevo, em tamanho reduzido, para apreciação tátil, numa parceria com o Stellantis Design Center South America — centro de design da marca, responsável pela criação de carros do grupo automobilístico. Para a produção das peças em resina foi realizado o mapeamento digital da imagem e uma projeção da topografia da obra, sendo possível, assim, explorar as figuras, as formas e a volumetria representadas no painel.

A peça tátil será acompanhada por um caderno educativo, impresso em braille e texto ampliado, com a descrição comentada da obra, e um link para acesso aos conteúdos digitais: audiodescrição comentada da obra com tradução em Libras e legendas, versão sonora da obra para experimentação sinestésica e gráfico da versão sonora da obra para complementação visual da experimentação sinestésica. Também será disponibilizada uma playlist de vídeos selecionados no YouTube da Casa Fiat de Cultura com - tradução simultânea em Libras.

Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Programa Educativo atua não apenas no sentido de desenvolver instrumentos e estratégias de acessibilidade, mas também na promoção de discussões sobre mediação e experiência estética acessíveis. “Elaboramos uma ferramenta de inclusão que fomenta a inserção e o desenvolvimento de temáticas relacionadas à arte, cultura e patrimônio. É mais que uma peça facilitadora para a pessoa deficiente, mas para todos os públicos. O que o olhar não capta, as mãos percebem”, ressalta.
Além de ser distribuído para instituições educacionais, o  kit também ficará disponível para apreciação do público da Casa Fiat de Cultura.