FecharX

Catálogo do queijo Minas artesanal reúne detalhes sobre produtores e regiões

Publicação da Emater-MG levantou informações sobre 74 queijos e oito áreas produtoras



Créditos da imagem: Ignacio Costa/Divulgação
Main queijo minas artesanal catalogo da emater informacoes produtores
Produzido desde o século XVIII, queijo Minas artesanal é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro
Bossuet Alvim
20/01/23 às 16:15
Atualizado em 20/01/23 às 16:15

Para o mineiro comum, nem ouro do Quadrilátero e nem diamantes das serras: o maior tesouro do estado é o queijo Minas artesanal (QMA), reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. E como toda riqueza espalhada pelo estado, esta demandava um mapa que ajudasse a localizá-la, destacando suas características e peculiaridades em cada pedaço desse chão. Entra em cena o Catálogo QMA, produzido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e lançado no último 20/01, Dia Mundial do Queijo. 

O compilado reúne informações sobre as regiões produtoras de queijo e as diferenças que o produto assume em cada uma delas. A delicada combinação de três fatores – clima, topografia e altitude – altera significativamente o resultado da fabricação, fazendo com que os QMA de diferentes locais, ainda que produzidos de maneira similar, cheguem a sabores, aparências e texturas bastante diferentes entre si. 

As regiões

Em toda Minas Gerais existem produtores queijeiros, mas as microrregiões caracterizadas como produtoras pela Emater-MG são Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro. As regiões de Diamantina e Entre Serras da Piedade ao Caraça, que receberam esta mesma definição da Emater recentemente, não entraram no catálogo a tempo mas serão inclusas em uma futura edição. 


Ao todo, 74 queijos entraram na publicação, com informações detalhadas sobre a produção, descrição do sabor e das características únicas de cada produto. Há ainda um breve histórico sobre os produtores, a marca ou a localidade. "O catálogo é voltado para quem quer comprar o Queijo Minas Artesanal. Pode ser um consumidor diretamente ou um lojista, dono de um empório, por exemplo, que agora tem o contato dos produtores deste queijo", detalha a engenheira de alimentos do Departamento Técnico da Emater-MG, Fernanda Faria Quadros. 

Além dos dados para contato direto com cada produtor, o catálogo ainda traz informações sobre as associações de produtores de queijo, separadas por região. Um toque especial adicionado à publicação são as receitas de chefs consagrados, desenvolvidas para enaltecer as características específicas do queijo Minas artesanal de cada região produtora. O Catálogo Queijo Minas Artesanal está disponível no site da Emater-MG, ou diretamente em PDF através deste link