FecharX

Centenário de Fernando Sabino inspira exposição e oficinas no feriadão em BH

Escritor mineiro será homenageado com ações programadas até o ano que vem



Créditos da imagem: Acervo pessoal/Bernardo Sabino
Main fernando sabino exposicoes oficinas praca liberdade
Autor de 'O Encontro Marcado', que nos deixou há 19 anos, completaria 100 neste 12/10
Redação Sou BH
11/10/23 às 06:26
Atualizado em 11/10/23 às 06:26

O centenário do escritor belo-horizontino Fernando Sabino (1923-2004) será comemorado com programação cultural pelo Governo de Minas, que pretende lançar uma série de ações relacionadas ao legado do autor de 'O Grande Mentecapto' até outubro do ano que vem. As atividades começam nesta quarta-feira (11/10), véspera de seu aniversário, com inauguração da exposição 'O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino', em cartaz na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, nº 21, 3º Andar). Apresentada pelo acervo de jornais e revistas da Biblioteca, a mostra reúne artigos e reportagens sobre o artista, que também foi diretor de cinema, jornalista, baterista de jazz e até nadador.

Em 12/10

No dia do nascimento de Sabino, que também é o Dia das Crianças, estão previstas atividades gratuitas para lançar olhares de crianças e adultos sobre as obras do grande cronista mineiro. A Charanga Pop, sob comando do trompetista João Vianna, abre cortejo às 10h desta quinta (12/10) na Praça da Liberdade – ao som de sucessos do pop-rock, a banda conduz o público em uma caminhada até a Biblioteca Pública Estadual, onde está montada a exposição. Por lá, às 11h, a Cia. Conta Contos apresenta a peça 'O Menino Sabino', baseada em textos do autor, que costumava inserir nas obras ingredientes autobiográficos, extraídos de sua infância. 

A montagem é sucedida pela oficina 'Sabino Menino', às 14h também na Biblioteca, quando Jacqueline Luana propõe brincadeiras relatadas pelo menino Fernando em 'O Menino no Espelho', uma de suas obras mais conhecidas do público infanto-juvenil. Logo em seguida, o Mestre Amâncio apresenta 'Reciclando Sabino', espetáculo com intervenções em arte digital assinadas por Jodele Larcher. A proposta reúne projeções gigantes de imagens inspiradas nas criações e no impacto cultural de Sabino.  

Para os adultos, o Teatro da Biblioteca exibe o documentário 'Encontro Marcado com Fernando Sabino' (2006), dirigido por seu filho, Bernardo Sabino. O mesmo espaço também recebe sessões de 17 curta-metragens inspirados em contos e crônicas do autor. As exibições gratuitas e sem retirada de ingressos acontecem das 14h às 17h.

Exposição 'O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino'
De 11/10 a 17/11 na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Hemeroteca Histórica (Praça da Liberdade, 21, 3º andar - Savassi)
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada gratuita, sem retirada de ingressos