FecharX

Cine Santa Tereza, em BH, será reaberto ao público a partir desta quarta-feira

Cinema retoma as mostras “Cinema negro americano em destaque” e “Animação para toda a família”, bem como a exposição “Cinema Cubano em Cartaz”



Créditos da imagem: Ricardo Laf
Main cine santa tereza   foto ricardo laf  8
O espaço terá programação totalmente gratuita de quarta a domingo, das 16h às 21h, e funcionará com a retirada antecipada de ingressos para as sessões de cinema e a capacidade de ocupação da sala reduzida
Redação Sou BH
02/08/21 às 11:03
Atualizado em 02/08/21 às 11:04

Fechado desde março deste ano, o tradicional Cine Santa Tereza reabre ao público a partir desta quarta-feira (4). O espaço terá programação totalmente gratuita de quarta a domingo, das 16h às 21h, e funcionará com a retirada antecipada de ingressos para as sessões de cinema e a capacidade de ocupação da sala reduzida. Nesta reabertura, o cinema retoma as mostras “Cinema negro americano em destaque” e “Animação para toda a família”, bem como a exposição “Cinema Cubano em Cartaz”. Os ingressos para as sessões estão disponíveis para retirada no site pbh.gov.br/cinesantatereza a partir desta segunda-feira (2).

A mostra “Animação para toda a família” traz uma seleção de filmes voltada para o público infantil, incluindo animações de estúdios consagrados, como Pixar e Disney. Já a programação da mostra “Cinema negro americano em destaque” reúne filmes que abordam a questão racial, com algumas das principais produções da atualidade. Ao visitar o espaço, o público poderá conferir também a exposição “Cinema Cubano em Cartaz”, que narra parte do processo histórico da produção cinematográfica cubana na segunda metade do século XX, por meio de cartazes do artista gráfico Eduardo Bachs, um dos principais nomes da escola de pôsteres de filmes do país. 

Programação

A "Animação para toda a família", com exibições entre os dias 04/08 e 29/08, traz uma seleção especial de longas de animação, que estarão em cartaz de quarta-feira a domingo, sempre às 16h30. Serão apresentados os filmes ‘Divertida Mente’, ‘Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica’, ‘Monstros S.A.’ e ‘Valente’.

Outra programação confirmada é a "Cinema negro americano em destaque", com filmes da atualidade que abordam a questão racial, e serão exibidos sempre às 19h, também de quarta a domingo. A mostra estará em cartaz até o dia 29 de agosto. O longa Pantera Negra, que traz a história do herói dos quadrinhos, estrelado por Chadwick Boseman, é um dos selecionados, e traz uma produção composta majoritariamente de artistas e técnicos negros, cuja estética e música se alicerçam na cultura originária africana. Também serão exibidos Infiltrado na Klan, do consagrado diretor americano Spike Lee; Selma, título que fez com que Ava Duvernay se tornasse a primeira diretora negra a ter seu filme nomeado para o Oscar de Melhor Filme; e o longa Corra! do diretor Jordan Peele, que fez com que o diretor, conhecido por suas produções no gênero Terror, se tornasse o primeiro diretor negro a receber o Oscar de melhor roteiro adaptado.

Exposição Cinema Cubano em Cartaz

O público que retirar ingressos para as sessões de cinema também poderá visitar a exposição ‘Cinema Cubano em Cartaz’ (o acesso à exposição é exclusivamente voltado ao público das sessões de cinema). Na mostra, apresentada na área interna do Cine Santa Tereza, os cartazes de Eduardo Bachs exploram cores, formas, texturas e elementos gráficos que fazem referência a grandes escolas e movimentos artísticos, como a pop art, o Push Pin Studios de Nova York e aos pôsteres de filmes do leste europeu. Usando técnicas de desenho e impressos em serigrafia, suas produções são um grande exemplo do diálogo existente entre as artes gráficas e a sétima arte. A partir dessas misturas, o artista propõe um estilo original e inventivo, que vai do uso de imagens satíricas ao conteúdo crítico e dramático. Seus cartazes se tornaram grandes objetos de valor histórico e cultural, sendo considerados bastante raros, principalmente por conta de sua tiragem reduzida, além de preservarem um momento fundamental da história do cinema mundial. As peças fazem parte do acervo iconográfico do Museu da Imagem e do Som (MIS-BH).

Nascido em 1936, em Valência, na Espanha, Eduardo Bachs mudou-se para Cuba quando criança, em 1941. Foi no país latino-americano que construiu sua trajetória como artista gráfico e designer, e se tornou um nome central para o cinema e para o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Junto com outros grandes designers, como Azcuy, Damian, Dimas, Julio Eloy, Niko, Reboiro e Raul Martinez, Bachs inaugurou uma importante escola de artes gráficas na América Latina, ao imprimir sua assinatura em diversos pôsteres do cinema cubano, num período de pós-revolução no país e que se espalhou pelo restante do continente americano.

Serviço

Cine Santa Tereza - Reabertura do cinema com exibições de filmes para todas as idades e exposição Cinema Cubano em Cartaz
Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Entrada gratuita
Visitação: de quarta-feira a domingo, das 16h às 19h30
Retirada de ingressos para as sessões de cinema: pbh.gov.br/cinesantatereza
O acesso à exposição é exclusivamente voltado ao público das sessões de cinema, mediante retirada de ingresso
Telefone: (31) 3277-4699