FecharX

Cinema de Brinquedo: filmes para crianças de todas as idades no Cine Santa Tereza

Festival de Cinema Infantil tem entrada gratuita em todas as sessões na Região Leste de BH



Créditos da imagem: Divulgação
Main meu nome e maalum cinema infantil em bh ganha mostra especial
Animação nacional 'Meu Nome é Maalum' (2021) está na programação da mostra
Redação Sou BH
11/01/23 às 06:11
Atualizado em 11/01/23 às 06:11

Estimular o gosto pela sétima arte entre as crianças é o objetivo do Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte, que chega ao Cine Santa Tereza entre 11 e 15/01, com programação inédita de curtas-metragens para todas as idades. A seleção de filmes inclui produções de vários países, que foram reunidos em sessões organizadas por faixas etárias. A entrada é gratuita em todas as datas, com retirada de ingressos neste link ou na bilheteria, 30 minutos antes de cada sessão.

A mostra, também chamada de Cinema de Brinquedo, traz filmes destinados às crianças mais novas nos dois primeiros dias (11 e 12/01). Entre eles, os nacionais 'Bola da Vez' (2022), do goiano Elder Patrick, em que um grupo de crianças explora paisagens escondidas em sua própria cidade, e 'O Mundo de Diego' (2022), do paulista Ricardo Rodrigues, sobre um menino cego que usa os demais sentidos para experimentar a vida feliz ao lado de seu cachorro.

Já as sessões dos dias 13 e 14/01 são reservadas para crianças um pouco maiores. Segundo a organização da mostra, são filmes que exigem "um repertório maior de vivências das crianças, seja pelos temas abordados ou pela necessidade de acompanhar legendas". 'Meu Nome é Maalum' (2021), da carioca Luisa Copetti, é um bom exemplo desse tipo de história – acompanha um menino que vai à escola pela primeira vez e vê colegas estranharem seu nome. Entre as obras selecionadas, há outros curtas nacionais vindos de Roraima, Bahia e Ceará, além de produções trazidas do Qatar e da Alemanha.

No último dia do evento (15/01), os filmes foram escolhidos levando em conta um público formado por crianças na faixa dos 10 anos. A seleção inclui 'Ibeji Ibeji' (2021), de Victor Rodrigues, 'Cem Pilum' (2022) de Thiago Morais e 'O Fundo dos Nossos Corações' (2021), de Letícia Leão. Confira a programação completa e sinopses de todos os filmes no site da mostra

Oficina de brinquedos

Nas três primeiras datas da mostra, de 11 a 13/01, o Cine Santa Tereza recebe também a Oficina de Brinquedos Animados. Antes das sessões de cinema, as crianças presentes serão convidadas a criar seus próprios brinquedos, baseados nos modelos folioscópio, taumatrópio e zootrópio. As peças brincam bastante com ilusões de ótica e fazem parte da história do cinema de animação. As oficinas têm lotação máxima de 16 crianças entre 8 e 15 anos, sendo que menores de 8 precisam estar acompanhadas dos responsáveis. Não é preciso inscrever-se nas oficinas, mas elas estão sujeitas à lotação.

3º Festival de Cinema Infantil de BH - Cinema de Brinquedo
De 11 a 15/01, sessões sempre às 16h30 no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias)
Ingressos gratuitos: neste link ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão
Classificação: todos os filmes têm classificação livre

Oficinas de construção de brinquedos: dias 11, 12 e 13 de janeiro, das 15h às 16h (não há necessidade de inscrição prévia). Programação completa: disponível no site