FecharX

Curta-metragem O Mestre da Farinha ganha importante prêmio em festival na Itália

O filme, produção do projeto Fartura – Comidas Brasileiras, contabiliza sua 5ª medalha internacional, com prêmios também na França, Portugal e Japão



Créditos da imagem: Leandro Miranda
Main mestre da farinha   foto leandro miranda  4
Redação Sou BH
08/09/20 às 18:31
Atualizado em 08/09/20 às 18:31

Depois de participar e receber prêmios em grandes festivais de Portugal, Japão e França, chegou a vez dos italianos conhecerem o paraense “Seu Bené”, protagonista do filme O Mestre da Farinha. O curta, produzido pelo projeto Fartura – Comidas do Brasil, foi o vencedor da categoria Documentário do Cibo Corto Cine Festival Internazionale, na Sicília, Itália.

 

A segunda edição deste Festival reuniu competidores de 45 países, que apresentaram produções audiovisuais com uma temática gastronômica, focando nas tradições e na identidade cultural e social do território que representavam. O curta-metragem vencedor mostrou ao mundo uma história inspiradora do interior do Pará. Com mais de 70 anos de idade, Seu Bené mantém uma tradição amazônica centenária e produz, ainda hoje, a mais famosa farinha da região, com a mandioca que cultiva no próprio quintal.

 

A simplicidade e a sensibilidade da narrativa, que tem direção de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produção de Adriana Benevenuto, já impressionaram jurados da categoria de filmes informativos e institucionais do 9º Deauville Green Awards (França); Best South American Film e People’s Choice Awards no ART & TUR (Portugal); e terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals (SDGs), no Japan World's Tourism Film Festival (Japão).

 

As gravações da película aconteceram durante uma Expedição Fartura, viagens de pesquisa que percorrem todo o Brasil em busca de personagens, ingredientes e receitas que expirem os produtores. Todas as expedições são registradas e disponibilizadas em forma de conteúdo no site e redes sociais do projeto, e servem também como base para a curadoria dos Festivais Fartura. Se quiser saber mais sobre os documentários e produções, acesse a plataforma Fartura – Comidas do Brasil.