Edição de 2024 da Bienal Mineira do Livro é cancelada

A sétima edição do evento deve acontecer na capital mineira apenas em 2025

Créditos da imagem: Cristiano Machado/Imprensa MG
O evento belo-horizontino estava previsto para ocorrer entre setembro e outubro deste ano.
Ana Pisani
17/09 às 18:01
Atualizado em 17/09 às 18:01

A Bienal Mineira do Livro de 2024 foi cancelada. Em nota divulgada nas redes sociais, nesta terça-feira (17 de setembro), a organização do evento afirmou que a sétima edição da Bienal, prevista para acontecer em Belo Horizonte entre setembro e outubro deste ano, será adiada para o primeiro semestre de 2025.

Veja mais: Espetáculo ‘Burburinho - a primeira festa’ faz temporada em BH

De acordo com a Câmara Mineira do Livro e a HPL Eventos, responsáveis pela organização do evento na capital, o principal motivo para o adiamento é a falta de patrocínio. “O adiamento se faz necessário em função de fatores que impactam diretamente a organização e a qualidade do evento, entre eles, a indefinição quanto à liberação dos recursos do patrocinador máster, prevista agora para o final de novembro de 2024”, informa o comunicado. 

Continua depois da publicidade

Além dos empecilhos financeiros, a proximidade da realização da Bienal, que ainda não tinha confirmado o dia nem o local do evento, influenciou na decisão da alteração da data. “Entendemos a necessidade de oferecer mais tempo para que os visitantes, expositores e parceiros possam se preparar adequadamente, adquirindo estandes e organizando suas participações”, esclarece em nota.

Leia mais: Gratuito: 'Clássicos do Samba' reúne Aline Calixto e Orquestra Opus no hipercentro de BH

O público mineiro expressou descontentamento com a informação nos comentários da publicação, já que o perfil do projeto estava ativo desde o início do ano em antecipação a Bienal. O cancelamento do evento em Belo Horizonte acontece poucos dias após a realização da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, encerrada no último domingo (15 de setembro), que bateu recordes de visitantes ao registrar um público de mais de 700 mil visitantes. 

"Agradecemos a compreensão e parceria de todos. Estamos certos de que, juntos, faremos em 2025 uma Bienal ainda mais forte e representativa para o mercado editorial de Minas Gerais e de todo o Brasil", conclui o comunicado, que promete que a 7ª Bienal Mineira do Livro trará uma nova programação robusta e diversificada para BH.