Espetáculo de dança 'Arredores' faz ensaios abertos e apresentações na rua em BH

Montagem ocupa espaços em frente a escolas públicas, além de praças e parques

Créditos da imagem: Gilberto Goulart/Divulgação
Obra da Coaduna Cia pretende formar novo público para a dança, além de ocupar espaços periféricos no circuito cultural da cidade
Redação Sou BH
21/10 às 20:22
Atualizado em 21/10 às 20:24

A Coaduna Cia de Dança prepara a estreia de um novo espetáculo, 'Arredores', com duas etapas de apresentações gratuitas em BH. Até o fim de outubro, uma sequência de ensaios abertos ocorre em frente a escolas públicas da capital mineira, nos dias 23, 28 e 30 (quarta, segunda e na outra quarta). Em seguida, ao longo de novembro e no início de dezembro, a versão final da montagem ocupa espaços públicos belo-horizontinos, em roteiro que inclui três praças e um parque de bairros periféricos.

Os ensaios abertos ocorrem sempre às 15h, diante de unidades das redes estadual e municipal, nos bairros Funcionários e Boa Viagem. O circuito começou na Barão de Rio Branco e passa pelas escolas estaduais Afonso Pena (23 de outubro), Instituto de Educação (28) e pela municipal Imaco (30). Estas ocasiões foram planejadas para atrair atenção de um novo público, jovem e diversificado, ao mundo da dança.

Continua depois da publicidade

Fora do circuito de sempre

Já os cenários para as sessões de 'Arredores' não foram escolhidos ao acaso. Além de serem lugares onde moram integrantes da companhia de dança, os bairros escolhidos para receber o espetáculo são regiões ricas em diversidade cultural, na visão do corpo de dançarinos. "São lugares onde nossos artistas pertencem, carregados de suas histórias. A ocupação desses espaços públicos leva a dança para além do palco, para o cotidiano, para o lugar de encontro", explica o diretor Dadyer Aguilera.

    Leia também: FestCurtasBH completa 30 anos com programação gratuita e mais de 100 filmes

A ideia é colocar o espetáculo para circular em regiões que costumam ficar de fora das programações culturais na cidade, com passagens programadas por Acaba Mundo, Milionários, Havaí e Betânia. "A Coaduna Cia de Dança é composta por artistas que vivem e trabalham em regiões da Grande BH, fora do eixo centro-sul, e essa diversidade de corpos, vivências e realidades socioeconômicas reflete diretamente no nosso trabalho. A dança se torna uma forma de dialogar com o local onde vivemos e com as histórias que carregamos", observa o diretor.

Programação completa de 'Arredores'

Ensaios abertos

23 de outubro (quarta-feira) às 15h - Escola Estadual Afonso Pena (Av. João Pinheiro, 450 - Boa Viagem)

28 de outubro (segunda-feira) às 15h - Instituto Estadual de Educação de Minas Gerais (R. Pernambuco, 47 - Funcionários)

30 de outubro (quarta-feira) às 15h - Escola Municipal Imaco (R. Gonçalves Dias, 1188 - Funcionários)

Apresentações do espetáculo

13 de novembro (quarta-feira) às 15h - Praça Isabel Baggio Guimarães, s/n - Acaba Mundo

27 de novembro (quarta-feira) às 15h - Praça Cristo Redentor, s/n - Milionários

1 de dezembro (domingo) às 10h - Praça Márcio de Almeida Menim, Rua Áustria, 120 - Havaí

1 de dezembro (domingo) às 15h - Parque Jacques Cousteau, Rua Augusto José dos Santos, 366 - Betânia