FecharX

Exposição virtual passeia pelas telas da Ópera Tiradentes no Conservatório UFMG

São 14 telas instaladas desde 1926 e que agora podem ser vistas on-line



Créditos da imagem: Foca Lisboa
Main destaque foto foca lisboa
Redação Sou BH
29/04/20 às 12:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) disponibilizou, em seu canal no YouTube, uma exposição virtual que explora as 14 telas da Ópera Tiradentes, instaladas desde 1926 na Sala de Recitais do Conservatório UFMG. A iniciativa é uma ação conjunta entre o Conservatório, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes e o Acervo Artístico UFMG.

 

Os quadros foram encomendados aos pintores Antônio e Dakir Parreiras na época da inauguração do edifício, e retratam cenas inspiradas na ópera do violinista e compositor Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845-1925). O manuscrito da ópera, preservado na Biblioteca da Escola de Música da UFMG, contém 1192 páginas e narra a história sobre a Inconfidência Mineira, ocorrida entre os anos de 1789 a 1792.

Além de permitir o acesso ao conjunto de obras durante esse período de quarentena, o vídeo traz informações sobre as cenas da trama, que acontece em quatro atos: A Aspiração, A Conspiração, A traição e Julgamento e Patíbulo. A exposição revela detalhes sobre as obras, cruzando as imagens com as histórias do libreto e da Inconfidência.