Cultura

Festival Agô Jazz Asé agita BH com jazz mineiro

Evento gratuito no Teatro Francisco Nunes reúne nomes de peso da música instrumental e celebra os 100 anos da Escola de Música da UFMG


Créditos da imagem: (Foto: divulgação/Jebs Lima)
Grupo de dez músicos posa sentado e em pé sobre um tronco de árvore em meio à vegetação do Parque Municipal, em Belo Horizonte. Todos sorriem, vestindo roupas casuais, em clima descontraído. A imagem foi captada durante o dia, com luz natural e árvores ao fundo. Festival acontecerá no Parque Municipal

Maria Luíza Mendes

|
27/05/25 às 14:51
compartilhe

Belo Horizonte será palco, na próxima sexta-feira (30), da primeira edição do Festival Agô Jazz Asé, que acontece a partir das 17h30 no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal. Com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla, o evento aposta em um repertório autoral, improvisação e mistura de sonoridades para celebrar a música instrumental produzida em Minas Gerais.

Idealizado para promover encontros entre artistas que trabalham com linguagem instrumental e improvisada, o festival também presta homenagem aos cem anos da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Leia mais

Quem abre a programação é a DJ Black Josie, responsável por dar o tom da recepção ao público. Um bar com comidas e bebidas será montado no local, além de um espaço externo no jardim do teatro para quem quiser aproveitar o fim de tarde no parque antes do início dos shows.

A noite traz como destaque a apresentação da Máquina do Mundo Ensamble, grupo formado por professores de música popular da UFMG. A banda convida ao palco a cantora Fernanda Takai, que empresta sua voz a uma apresentação inédita.

Outra parceria marcante reúne a multi-instrumentista Nath Rodrigues e o rapper Renegado, em um encontro que funde pesquisa musical e presença cênica com a força lírica do hip hop. A dupla promete um show potente que atravessa gêneros e gerações.

O festival também recebe o saxofonista e arranjador Silas Prado, que apresenta faixas do seu álbum de estreia, Obrigado, Mestre, uma homenagem ao maestro Letieres Leite e às raízes afro-mineiras.

A programação se encerra com o show da jovem cantora, pianista e compositora Júlia Guedes, que se junta ao multi-instrumentista Marcelo Dai, conhecido por seu talento como baterista e cantor.

O Agô Jazz Asé chega com a missão de afirmar a potência da música mineira, sem concessões ou fórmulas fáceis, em um evento que alia memória, experimentação e celebração.

Serviço

Festival Agô Jazz Asé

Data: 30 de maio de 2025

Horário: a partir das 17h

Local: Teatro Francisco Nunes – Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1321 – Centro, Belo Horizonte)

Ingresso: Entrada gratuita mediante retirada pelo Sympla


Tags:

bh, cultura, gratuito