FecharX

Festival Cine+10 celebra a Praça Sete com mais de 50 atrações gratuitas

Três dias de experiências únicas, com música, circo, teatro, cinema, arte urbana, exposição interativa, tour histórico e arquitetônico, uma instalação artística inédita na Praça Sete, além de um palco em plena Rua Carijós



Créditos da imagem: Divulgação/Qu4rto Studio/Acervo Belotur
Main whatsapp image 2023 09 21 at 08.16.52  5
Nos três dias de evento, uma cenografia especial vai trazer cor ao quarteirão fechado da Rua Carijós. O pirulito receberá uma instalação artística em neon que respeita e não cria interferências no patrimônio e, ao mesmo tempo, propõe despertar os sentidos para a cidade, desautomatizar o olhar de quem passa pela praça todos os dias
Redação Sou BH
21/09/23 às 08:21
Atualizado em 21/09/23 às 08:21

A Praça Sete, no coração de Belo Horizonte, vai se transformar em um gigantesco palco de celebração artística nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Em comemoração aos dez anos de reabertura do Cine Theatro Brasil Vallourec, o Festival Cine+10 promete três dias de atrações ecléticas e acessíveis, com mais de 50 apresentações gratuitas.

A iniciativa tem como propósito não só celebrar a trajetória do Cine Brasil, mas também consolidar o espaço como um ambiente aberto e conectado à essência da cidade. A festa une o interior e o exterior, transformando a praça e suas adjacências em um espetáculo coletivo. Do jazz ao forró, do circo ao cinema, há opções para todas as idades.


Divulgação/Qu4rto Studio/Acervo Belotur

Sandra Campos, gerente de ação cultural do Cine Theatro Brasil Vallourec, celebra a iniciativa: "Desde sempre, o Cine Brasil convive com a Praça Sete e a cidade. Quando pensamos em celebrar uma década de reabertura, quisemos ocupar a praça e o Cine Brasil com um pouco do que vivemos aqui, e um pouco do que cada um gosta, do jazz ao forró, do circo ao cinema, para crianças e adultos. Todo mundo cabe neste projeto".

O Palco Carijós será um dos grandes destaques, com teatro ao meio-dia e música ao final da tarde, oferecendo experiências únicas ao ar livre. A Praça Sete também se revestirá de cores e tecnologia, com uma cenografia especial e a performance de Laser Mapping "Paisagens Digitais", do arquiteto e artista digital Homem Gaiola.

Uma seleção de filmes que marcaram a última década será exibida no Teatro de Câmara - Cine Brasil, em uma mostra intitulada "Década em foco". Os filmes serão acompanhados por comentários de especialistas, proporcionando uma experiência cinematográfica mais aprofundada.

E as celebrações não param por aí. Artistas urbanos locais, selecionados por chamada pública, terão a oportunidade de se apresentar no Palco +10, um tributo à arte de rua que movimenta o dia a dia da Praça Sete. O público também terá acesso a experiências inéditas, como um show de jazz no antigo telhado do Cine Brasil e uma performance especial da Orquestra OPUS.

A acessibilidade é uma das grandes preocupações do festival, garantindo que todos possam desfrutar das atrações. Haverá tradução em Libras para todos os espetáculos, monitores para auxiliar pessoas com deficiência e sessões de cinema adaptadas.

A realização deste festival é uma iniciativa da Árvore, patrocinada pela Vallourec e apoiada pelo Ministério da Cultura, com parceria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Rádio Itatiaia.

Para mais informações e programação completa, acesse: www.festivalcinemaisdez.com.br.