FecharX

Festival literário tem batalhas de slam em homenagem a Carolina Maria de Jesus

Ao longo da semana, Fliaraxá promove bate-papos com representantes da música, dança e teatro, sempre em consonância com o universo literário



Créditos da imagem: Divulgação
Main mai%cc%81ra baldaia divulgac%cc%a7a%cc%83o1 scaled
Nesta segunda-feira, às 19h, a cantora e atriz Maíra Baldaia, de Belo Horizonte, conversa com a editora paulista Simone Paulino sobre o tema “A transversalidade entre música e literatura”
Redação Sou BH
22/03/21 às 09:08
Atualizado em 22/03/21 às 09:08

O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) realiza atividades complementares à sua nona edição, que ocorreu no ano passado. A partir desta segunda-feira (22) e até sexta-feira (26), acontecem ações virtuais, com transmissão pelo canal do festival no Youtube, como parte da programação Pós Fliaraxá 2020. No escopo estão bate-papos com representantes da música, dança e teatro, sempre em consonância com o universo literário. Todos os eventos contam com tradução em libras.

Pela primeira vez, o Fliaraxá realiza uma Batalha de Slam, competição de poesia falada, que terá como tema “Slam para Carolina”, visando homenagear a vida e obra da autora Carolina Maria de Jesus, que será a patrona do Fliaraxá 2021. No mês passado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) concedeu o título póstumo de Doutora Honoris Causa à escritora mineira. A batalha contará com a participação dos poetas Lúcia Helena dos Santos, Laira Arvelos, Matheus Pierre, Wellington Sabino, Edson Militão, Preta Poeta (Natália Pinheiro), Luciene Oliveira, Treta (João Paulo), Lechay Drunk, Poeta Zezinho (José Belisario Pereira e Héli Marília., selecionados sob a curadoria dos slam masters Alessandro Dornelos, poeta, slammer, bordadeiro, MC e estudante de letras; e Denis Balduino (Babu), ilustrador, grafiteiro, nascido e criado em Sacramento, no Alto Paranaíba, cidade natal de Carolina Maria de Jesus. Essa atividade acontece dias 22, 23, 24 e 26 de março, sendo o dia 26 a data quando serão anunciados os vencedores.

Outra ação que homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus é a pintura de um painel, em frente a Biblioteca Pública Municipal de Araxá Viriato Correa, que foi pintado pelos artistas locais Ton e Matheus Black (Araxá), entre os dias 17 e 19 de março. Os artistas usaram máscaras e mantiveram o distanciamento social, de acordo com as normas de segurança exigidos pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid para conter o surto da pandemia do COVID-19. A ação não contou com a presença de público e nem espectadores, foi registrada em vídeo e será apresentada ao público em live na sexta-feira (26), às 20h.

Nesta segunda-feira, às 19h, a cantora e atriz Maíra Baldaia, de Belo Horizonte, conversa com a editora paulista Simone Paulino sobre o tema “A transversalidade entre música e literatura”. Na terça (23), no mesmo horário, o MC Kdu dos Anjos, criador do Centro Cultural Lá da Favelinha, conversa com o escritor e professor Rafael Nolli (Araxá), sobre o tema “De Drummond a Guimarães Rosa, a literatura e o funk”. Na quinta-feira (25), às 20h, ocorre o bate-papo de Afonso Borges com os integrantes do grupo Barca dos Corações Partidos (RJ) que já cantaram e encenaram sobre a vida de importantes nomes da literatura. O tema desse encontro é “Suassuna, Chico Buarque e o sertão no palco”.

As transmissões ao vivo do Pós Fliaraxá 2020 podem ser assistidas pelo Youtube do Festival, no canal oficial www.youtube.com/fliaraxá.