FecharX

Festival Verão Arte Contemporânea adia 15ª edição devido à pandemia

Evento aconteceria presencialmente em BH entre 23 de janeiro e 13 de fevereiro



Créditos da imagem: Dodó Silva
Main batuque salubre   cr%c3%a9dito dod%c3%b3 silva
A intenção dos organizadores é realizar o evento ainda neste ano, mantendo a ideia de ser presencial
Redação Sou BH
13/01/22 às 08:26
Atualizado em 13/01/22 às 08:26

Agendado para acontecer entre os dias 23 de janeiro e 13 de fevereiro, o festival Verão Arte Contemporânea (VAC) 2022 será adiado, em razão do aumento de casos de Covid-19 em Belo Horizonte. "Diante da situação de agravamento da pandemia neste início de ano de 2022, com a disseminação da nova variante ômicron da COVID-19 e o surto de gripe, nos vimos forçados a adiar a realização da 15ª edição do Verão Arte Contemporânea", traz um trecho do comunicado.

A intenção dos organizadores é realizar o evento ainda neste ano, mantendo a ideia de ser presencial. "O formato curatorial configurado e a programação do VAC 15 serão mantidos, assim como os artistas já convidados para essa edição", informa.

Confira a nota do Verão Arte Contemporânea na íntegra:

“Diante da situação de agravamento da pandemia neste início de ano de 2022, com a disseminação da nova variante ômicron da COVID-19 e ao surto de gripe, nos vimos forçados a adiar a realização da 15ª edição do Verão Arte Contemporânea, marcada para acontecer entre os dias 23 de janeiro e 13 de fevereiro de 2022.

Nossa intenção é realizar o VAC ainda no ano de 2022, com uma data provável no mês de julho, mantendo a ideia de realizar um evento cultural presencial no período de férias. O formato curatorial configurado e a programação do VAC 15 serão mantidos, assim como os artistas já convidados para essa edição.

No ano de 2021, com o avanço da vacinação e ampliação para diversas faixas etárias, alimentamos esperanças de um abrandamento da pandemia e uma retomada das atividades artísticas. Imediatamente elaboramos a programação do VAC 2022 num formato presencial, apostando mais na formação dos artistas e de apresentações de ensaios abertos e de processos de trabalhos.

Mas os receios que ainda mantínhamos, acabaram se confirmando. Fomos surpreendidos pela confirmação da continuidade da pandemia e tivemos que suspender a realização do VAC nos meses de janeiro e fevereiro. Essa decisão foi tomada visando a preservação da saúde dos artistas convidados, da equipe do VAC e do público.

Além disso, os constantes adiamentos da vacina para crianças, por uma inoperância total dos órgãos oficiais do governo, agravaram nossas preocupações com a iminência de volta às aulas presenciais. Esperamos poder transferir a realização do VAC 2022 para o mês de julho, mas reforçamos que ainda assim, estaremos sujeitos ao controle da pandemia para podermos realizar um evento que ofereça segurança para todos.

Lamentamos muito o adiamento do VAC 2022, que estava prestes a acontecer, mas contamos com vocês na retomada! Certos de sua compreensão, desejamos saúde e deixamos nosso abraço virtual!”.