Cultura

BH recebe o Festival VerboGentileza com experiências sensoriais e shows neste final de semana

Nos dias 13 e 14 de setembro, Belo Horizonte se transforma em um laboratório de arte, com atrações gratuitas, instalações interativas e shows


Créditos da imagem: Giovanny Sá/ Divulgação
Instalação “Meu Verbo” promete transformar a Praça da Liberdade em um espaço de arte e reflexão durante o Festival VerboGentileza em BH Instalação “Meu Verbo” promete transformar a Praça da Liberdade em um espaço de arte e reflexão durante o Festival VerboGentileza em BH

Maria Clara Landim

|
12/09/25 às 09:40
compartilhe

A capital mineira será palco de um grande laboratório de arte e gentileza nos dias 13 e 14 de setembro. O Festival VerboGentileza ocupará o entorno da Praça da Liberdade e o Palácio das Artes, com shows, vivências sensoriais, rodas de conversa, intervenções urbanas e instalações que convidam o público a repensar o modo de viver Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

Criado pela Plataforma VerboGentileza, o projeto nasceu há dez anos a partir da pergunta “Qual é o seu verbo?”. Desde então, se consolidou como uma convocação coletiva por modos de vida mais conscientes, sensíveis e conectados. A idealizadora do festival, Pat Tavares afirma que, “estamos celebrando dez anos sem perder de vista o que nos move desde o início: a vontade de transformar a cidade por meio da gentileza.”

A edição de 2025 amplia experiências sensoriais e oferece espaços de reflexão e convivência. Entre os destaques está o Portal Gentileza Sensorial, uma instalação que combina fitas coloridas, aromas, sons relaxantes e luzes suaves para promover uma transição da rotina para o universo do bem-estar. Inclusiva, a instalação conta com audiodescrição e frases poéticas selecionadas pelo público.

Outra atração é o Piquenique Transforma, que ocupa o gramado da praça com toalhões gigantes, rodas de conversa, práticas de respiração e atividades voltadas à convivência e ao pertencimento. Já a Instalação “Meu Verbo” homenageia a primeira intervenção urbana do projeto, inspirada na obra Before I Die, de Candy Chang, e permite que os visitantes escrevam, com giz, palavras que definem suas existências.

A programação musical também é plural e engajada. O Palco Instituto Unimed-BH recebe grandes nomes da música nacional, artistas locais e performances do programa Mude1Hábito, que incentiva escolhas saudáveis. O Coreto Gentileza abriga rodas de conversa e apresentações intimistas sobre cidades regenerativas, afetos e futuro, guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O festival inclui ainda uma edição especial da feira Mercadoria, com 46 expositores de economia criativa, entre brechós, arte visual, gastronomia e design independente. O Brechó Gentileza, curado pela estilista Ana Lima, reforça o compromisso com o consumo consciente.

A celebração dos dez anos começou em julho, com o lançamento do manifesto musical “Meu Verbo”, interpretado por Zélia Duncan, já disponível nas principais plataformas de streaming.

O VerboGentileza não é só um festival, mas um chamado à presença: um convite para ocupar os espaços da cidade com cuidado, atenção e criatividade, e para transformar Belo Horizonte através de gestos simples, porém impactantes.