FecharX

Filme raro estrelado por Sônia Braga ganha sessão gratuita em cinema de BH

'Mestiça, A Escrava Indomável' integra Mostra Curta Circuito na capital



Créditos da imagem: Divulgação
Main filme raro sonia braga sessao cinema bh ingressos gratuitos
Baseado em romance de Gilda de Abreu, longa de Lenita Perroy compõe curadoria dedicada às transgressoras do cinema nacional
Redação Sou BH
23/09 às 20:05
Atualizado em 23/09 às 20:05

De volta a BH após circular por cidades do interior, a Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito apresenta uma obra rara no próximo dia 1º de outubro (terça-feira). Trata-se de 'Mestiça, A Escrava Indomável' (1973), longa-metragem estrelado por Sônia Braga e dirigido pela fotógrafa Lenita Perroy (1937-2018). A sessão ocorre às 18h no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro), seguida por bate-papo com a filha da diretora, Helena Ribeiro, acompanhada pela crítica Vivi Pistache.

    Veja também: 'Ainda Estou Aqui' é escolha do Brasil para corrida do Oscar; saiba quando estreia em BH 

Adaptação do romance homônimo de Gilda de Abreu (1904-1979), assinado pela própria escritora, o filme é um drama histórico ambientado em uma fazenda no século 18. A trama explora as relações entre pessoas escravizadas e seus algozes com elenco que inclui, além de Sônia como a personagem-título, Antônio Pitanga, Arduíno Colassanti, Walmor Chagas, Emiliano Queiroz  e Miriam Mehler. Dada como perdida durante anos, a produção foi recentemente recuperada pela Cinemateca Brasileira.

Mulheres que fazem o cinema no Brasil

Este ano, o Curta Circuito traz um recorte da produção cinematográfica brasileira focada em filmes dirigidos por mulheres durante a ditadura militar, apresentando um panorama importante do movimento feminino no cinema do Brasil, entre 1960 e 1980. Com o tema 'Transgressoras Brasileiras do Cinema', a mostra, dirigida por Daniela Fernandes, aborda o impacto dessas mulheres diretoras e de suas produções no cenário cultural de ontem e hoje. 

A programação do Curta Circuito é gratuita e segue em Belo Horizonte, no Cine Humberto Mauro, até 15 de outubro, com distribuição de ingressos na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada exibição.