Filme raro estrelado por Sônia Braga ganha sessão gratuita em cinema de BH

'Mestiça, A Escrava Indomável' integra Mostra Curta Circuito na capital

Créditos da imagem: Divulgação
Baseado em romance de Gilda de Abreu, longa de Lenita Perroy compõe curadoria dedicada às transgressoras do cinema nacional
Redação Sou BH
23/09 às 20:05
Atualizado em 23/09 às 20:05

De volta a BH após circular por cidades do interior, a Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito apresenta uma obra rara no próximo dia 1º de outubro (terça-feira). Trata-se de 'Mestiça, A Escrava Indomável' (1973), longa-metragem estrelado por Sônia Braga e dirigido pela fotógrafa Lenita Perroy (1937-2018). A sessão ocorre às 18h no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro), seguida por bate-papo com a filha da diretora, Helena Ribeiro, acompanhada pela crítica Vivi Pistache.

    Veja também: 'Ainda Estou Aqui' é escolha do Brasil para corrida do Oscar; saiba quando estreia em BH 

Adaptação do romance homônimo de Gilda de Abreu (1904-1979), assinado pela própria escritora, o filme é um drama histórico ambientado em uma fazenda no século 18. A trama explora as relações entre pessoas escravizadas e seus algozes com elenco que inclui, além de Sônia como a personagem-título, Antônio Pitanga, Arduíno Colassanti, Walmor Chagas, Emiliano Queiroz  e Miriam Mehler. Dada como perdida durante anos, a produção foi recentemente recuperada pela Cinemateca Brasileira.

Continua depois da publicidade

Mulheres que fazem o cinema no Brasil

Este ano, o Curta Circuito traz um recorte da produção cinematográfica brasileira focada em filmes dirigidos por mulheres durante a ditadura militar, apresentando um panorama importante do movimento feminino no cinema do Brasil, entre 1960 e 1980. Com o tema 'Transgressoras Brasileiras do Cinema', a mostra, dirigida por Daniela Fernandes, aborda o impacto dessas mulheres diretoras e de suas produções no cenário cultural de ontem e hoje. 

A programação do Curta Circuito é gratuita e segue em Belo Horizonte, no Cine Humberto Mauro, até 15 de outubro, com distribuição de ingressos na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada exibição.