FecharX

Folias de Reis na Praça da Liberdade marcam fim das comemorações de Natal

Celebração do Dia de Reis é também despedida da iluminação decorativa colocada na praça



Créditos da imagem: Patrick Arley
Main whatsapp image 2023 01 05 at 18.05.19
Praça da Liberdade receberá o artista e multi-instrumentista Maurício Tizumba, que será o anfitrião das companhias da Folia de Reis vindas de Vespasiano, Lagoa Santa e Congonhas
Redação
05/01/23 às 18:06
Atualizado em 05/01/23 às 18:06

As Folias de Reis encerram o período de celebrações natalinas no Circuito Liberdade, com apresentações nesta sexta-feira (6/1), a partir das 18h, no entorno da Praça da Liberdade. A festa marca ainda a retirada da iluminação decorativa na região.

O evento reúne caravanas de cidades da Região Metropolitana de BH, comemora a data do Dia de Reis e fecha o Natal da Mineiridade, como foi batizada a série de iniciativas que passaram pelos espaços culturais da praça no fim do ano. O Governo de Minas estima público de 500 mil pessoas no total das ações, que começaram em 2/12 e incluíram a primeira edição do Réveillon da Liberdade.

Reconhecida como patrimônio imaterial de Minas, a Folia de Reis nasceu de tradições cristãs e comemora a visita dos três reis magos ao menino Jesus, em um espetáculo de dança, música e muitas cores na decoração dos instrumentos e das roupas. As folias, ou companhias, são formadas por cantadores e tocadores, além de personagens que fazem alusão à história dos reis magos – como reis, palhaços e bastiões. Eles passam pelas ruas anunciando a chegada de Jesus, espalhando cantoria e bênçãos. 

Na fachada do Iepha-MG, o Prédio Verde da Praça da Liberdade, o artista e multi-instrumentista Maurício Tizumba é anfitrião para as visitas da Folia de São Sebastião, que vem de Vespasiano, da Caravana de Santos Reis, de Lagoa Santa, e da União de Amigos, de Belo Horizonte. 

Do outro lado da praça, no Palácio da Liberdade, a apresentação fica por conta de grupos vindos da cidade de Congonhas: Folia de Reis São José, Folia de Reis de Santa Quitéria, Folia do Menino Jesus do Alto Maranhão e Folia de Reis do Tijucal. Ocorre ainda uma apresentação do Presépio Vivo, com o Grupo de Teatro Dez Pras Oito.